TUDO PRONTO PARA A OPERAÇÃO CENTRO SEGURO

1 de dezembro de 2008 - 00:00

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançou às 8h30min desta quarta feira, dia três, no Passeio Público, a operação Centro Seguro que tem como objetivo desenvolver, durante o período natalino, ações de policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, além de atividades judiciárias e bombeirísticas. Ao todo estãoi sendo empregados 380 homens – somando efetivo ordinário e extraordinário – que atuam no sentido de garantir tranqüilidade aos que trabalham no Centro de Fortaleza e aos que se deslocam para efetuar suas compras, tendo em vista que neste período o fluxo de pessoas e de veículos é bem mais intenso.

A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário Roberto Monteiro e dos comandantes das quatro vinculadas: polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Ceará – Pefoce.  A operação Centro Seguro se estende dia 1º de janeiro de 2009, dando especial atenção às avenidas Duque de Caxias, Dom Manoel, Leste Oeste e Imperador, além da Avenida Monsenhor Tabosa, no limite do prédio do Sebrae.

No desenrolar da ação, a SSPDS conta com o apoio das forças amigas: Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude, Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Departamento Estadual de Trânsito, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Câmara de Dirigentes Lojistas, Fecomércio e outros importantes colaboradores.

EFETIVO

A SSPDS, com suporte dos órgãos de inteligência de suas vinculadas (PM e PC), disporá,  se for o caso, do apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer, para a realização de atividades mais específicas. Já a Polícia Civil, no exercício constitucional de Polícia Judiciária, dispõem de um efetivo de 90 profissionais distribuídos entre atividades ordinárias e de reforço do 34º DP e da Delegacia da Criança e do Adolescente, sendo que, desse aparato, unidades especializadas como a Delegacia de Narcóticos e Delegacia de Defraudações e Falsificações estarão com seus efetivos motorizados realizando rondas ostensivas com o objetivo de robustecer a operação Centro Seguro. Ainda para essa operação, a Polícia Civil instalou um trailer na Praça do Ferreira com o objetivo de atender à população para casos de registros de ocorrências.

A PMCE,  além do efetivo ordinário de 76 policiais, colocou  um reforço de mais 154 milicianos, totalizando 230 profissionais atuando por meio de atividades motorizadas, moto-patrulhamento e cavalaria,  dentre outras. Destaca-se nesse contexto, que o efetivo para este período representa um aumento de mais 100% quando comparado com os recursos humanos empregados na última operação.

O CBMCE, com seu mister mais específico e com o aparato de 60 profissionais, reforçou suas atividades básicas, como também as Unidades Especializadas, a exemplo dos Núcleos de Busca e Salvamento (NBS) e Resgate e Emergência Pré-hospitalar, exercendo, ainda, ações de apoio à saúde, resgate, busca, salvamento e atendimento a sinistros. A mais nova das vinculadas da SSPDS, a Perícia Forense,  intensificará os serviços técnico-científicos de criminalísticas, evitando, destarte, a exposição desnecessária das possíveis vítimas.

-0-0-0-0-00-0-0-0–00-0-0-00-0-0-0-0

Outras informações:
Jornalista Angélica Martins
Assessoria de Comunicação Social da SSPDS
(85) 3101-6517  /  3101-6518 (fax)