Governo entregará em 2009 nova Academia de Segurança Pública

26 de novembro de 2008 - 00:00

Orçada em R$ 7,5 milhões, a nova Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), que funcionará no Mondubim, promoverá uma formação integrada para os membros da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Ítalo Coriolano
da Redação

A partir de julho de 2009, policiais militares, civis e bombeiros serão treinados e capacitados em uma única instituição. Foi assinada ontem, no Mondubim, a ordem de serviço para a construção da nova Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A instituição funcionará no local onde havia um hotel fazenda que não chegou a ter suas obras concluídas. Segundo o superintendente do Departamento de Edificação e Rodovias (DER), Quintino Vieira, toda a estrutura já erguida será aproveitada na construção da academia. A obra está orçada em R$ 7,5 milhões e tem previsão para ser finalizada em 240 dias.

Representando o governador Cid Gomes (PSB), que não pôde comparecer à solenidade por conta de uma enxaqueca, o secretário de Segurança e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, destacou a importância histórica da nova academia, que possibilitará uma formação unificada para os alunos de todas as forças de segurança. "Aqui nós teremos uma única academia, que será a melhor academia de polícia do País, será um centro de referência de formação de policiais nesse País e quiçá na América Latina", disse Roberto Monteiro, esbanjando otimismo.

De acordo com o secretário, a "consolidação doutrinária" que se dará através da unificação das grades curriculares será um passo importante para o aperfeiçoamento da segurança pública no Estado. "Teremos um espaço onde esses homens desde cedo conversarão, discutirão, se conhecerão e, amanhã, nas ruas, não se estranharão", previu o secretário. Monteiro também garantiu, para a alegria dos moradores e membros de associações comunitárias presentes, que as instalações da futura academia poderão ser utilizadas pela comunidade nos momentos em que os alunos não estiverem tendo aula. "A comunidade terá um local de lazer, um local para exercício da cidadania", disse Monteiro, arrancando aplausos da platéia.

O secretário adiantou detalhes sobre o funcionamento da nova academia. Segundo ele, o espaço será aberto para policiais de todo o País e até do exterior. O objetivo dessa ação é promover a troca de experiências entre os membros, aprimorando as técnicas de treinamento e capacitação. "Nenhuma instituição é uma ilha. Uma polícia que se encastela nas suas próprias doutrinas, que não procura interagir com o exterior para conhecer as novidades, está fadada a se esclerosar e a não dar para a cidadania aquilo que a cidadania precisa", argumentou, demonstrando animação com a possibilidade de exibir para outros países o que ele classifica como "a agradável, humana e bela experiência que está sendo a polícia do Estado do Ceará".

E-MAIS

> A atual Academia de Segurança Pública, que funciona na Avenida Washington Soares, dará lugar ao Pavilhão Multiuso, ainda em licitação.

> A nova academia, que terá mais de 12 mil metros quadrados, contará com estande de tiros, três auditórios, quadra poliesportiva e biblioteca.

> O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), responsável pela elaboração do projeto, também será o órgão fiscalizador da obra, que será executada pela construtora JMV Ltda.

> O coordenador-geral da Academia de Segurança Pública será Geraldo Bertolo, policial federal aposentado que respondia, até agosto, pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Rio Grande do Sul.