Começa Curso de Formação de Escrivão da Polícia Civil

18 de setembro de 2008 - 00:00

Ao dirigir-se aos futuros escrivães da Polícia Civil do Ceará, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, foi realista ao enfatizar:   "o que os espera são delegacias sujas, fétidas, insalubres, equivocadamente apinhadas de presos e de inquéritos". Mas em seguida, Monteiro afirmou: “nunca, em toda a História do Ceará, se investiu tanto em Segurança Pública como no atual governo” que, inclusive, realizou concurso, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, para definir o padrão das novas delegacias, obedecendo a um conceito prático e humanitário. Ele também, lembrando o escriba Esdras das Sagradas Escrituras, enfatizou a importância da profissão no relato dos fatos que devem prezar, acima de tudo, a verdade.  Monteiro lembrou, ainda, o esforço que se tem feito para garantir a construção de delegacias no interior do Estado e para equipá-las.

A solenidade de abertura do Curso de Formação e Treinamento Profissional para Escrivão de 1ª Classe da Polícia Civil foi marcada de momentos fortes e significativos para os 501 jovens presentes que ansiavam por este marcante momento realizado na manhã de hoje, segunda-feira, dia 22. Desde fevereiro que eles aguardavam ser chamados para o início do Curso de Formação que terá duração de 630 horas/aula distribuídas em 120 dias. Além do caráter eliminatório, o curso de formação é classificatório e, dos 501 candidatos, 223 serão chamados para preencher as vagas ofertadas.

O superintendente da Polícia Civil, delegado Luís Carlos Dantas, descontraiu o auditório quando disse que ” nunca tinha visto tanto escrivão junto”, mas logo lembrou da importância do trabalho a ser realizado e o compromisso com a ética, com a Instituição e com a sociedade. Já o diretor da Academia de Polícia Civil (APOC) delegado Milton Castelo, lembrou da seriedade e do compromisso do corpo discente, em oferecer ensino de qualidade. Os novos matriculados da APOC, que terão de submeter-se ao regime de dedicação exclusiva, receberão, como auxílio, uma bolsa no valor de R$ 902, o equivalente a 50% do valor da remuneração inicial para a carreira de escrivão que hoje é de R$ 1.804,00.

Na grade curricular do Curso de Formação constam disciplinas que vão de Criminologia à Lei de Tortura, de Ética aos Direitos Humanos, de Técnicas de Entrevista e de Interrogatório ao Manuseio Técnico e Psicológico de Armas Letais e Não Letais. As quatro primeiras fases do processo seletivo foram executadas pela Fundação Universidade Estadual do Ceará por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular que ficou responsável pelos trabalhos técnicos e operacionais.  Já o Curso de Formação dos Escrivães será de inteira responsabilidade da Academia de Polícia Civil Delegado Wanderley Girão Maia (APOC), localizada na Rua Professor Guilhon, 606, no Bairro de Fátima. Segundo o diretor da APOC, durante o curso o aluno tem por obrigação atingir a média cinco em todas as disciplinas ministradas.

No primeiro semestre deste ano, o certame, iniciado em março de 2006, fora suspenso.  Em julho o concurso foi retomado, com os candidatos realizando suas matrículas no período de 11 a 29.

Coordenadoria de Comunicação Social da SSPDS
Jornalista Angélica Martins
(85) 3101.6517 / 3101.6513 (Fax)