SEGWAY: PMs usarão patinetes em patrulhamento

4 de setembro de 2008 - 00:00

O governador Cid Gomes entregou no dia quatro de setembro, novos equipamentos para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A aquisição objetiva reforçar o policiamento ostensivo. e apoiar o Programa Ronda do Quarteirão.  Foram entregues dez Segways modelo PT-X2. Trata-se de um moderno tipo de patinete motorizado para dar maior mobilidade aos praças que atuam nas avenidas Beira Mar, Praia de Iracema e Praia do Futuro.

Na mesma ocasião, também foram repassados trinta veículos tipo SUV equipadas com câmeras, Rádio Móvel Trunking e localizador, cinco motos para a Polícia Civil e Raio, três viaturas ATBs (Auto Tanque Bomba) e uma motocicleta para o Corpo de Bombeiros.

Com relação aos Segways, o Governo adquiriu dez unidades ao preço de R$ 285.620,00, com valor unitário  de R$ 28.562,00. O equipamento, fabricado nos Estados Unidos, pesa 52 quilos e é movido à bateria de lithium, que evita poluir do ar. Os Segways atingem até 20 km/h, podendo ser utilizado, inclusive, em terrenos mais acidentados. Pela praticidade de uso do equipamento, versatilidade e mobilidade,  a área de cobertura do patrulhamento fica multiplicada, evitando, também,  o desgaste físico do homem. Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, além de econômico, o Segway oferece ao policial um “melhor campo de visão e mais rapidez no deslocamento” tendo em vista que a base principal fica 20 centímetros acima do solo. 

Outras cidades brasileiras já testaram o equipamento. São os casos de Curitba, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. O Segway está presente, também, em diversas cidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, países que fazem uso do equipamento em mais de 600 departamentos de polícia. No Ceará, a novidade entra no serviço público por intermédio da SSPDS. As Olimpíadas de Pequim, a Copa do Mundo de 2006, os Jogos Pan Americano de 2007, a Força Nacional de Segurança, shopping centers, aeroportos, estádios e estacionamentos são exemplos de sucesso do uso dos segways.

Outras informações:
Coordenadoria de Comunicação Social da SSPDS
Jornalista Angélica Martins
(85) 3101.6517/ 3101.6513(Fax)