PELOTÃO ECOLÓGICO MIRIM EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

14 de agosto de 2008 - 00:00

Vista aérea do açude João Lopes (Foto: Google Earth)

O açude João Lopes, localizado no bairro Monte Castelo, conta com um Pelotão Ecológico Mirim. Trinta adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, moradores dos bairros Ellery e Monte Castelo, serão capacitados para agirem nos mananciais e áreas dos bosques que ficam no entorno da Avenida Sargento Hermínio. Eles atuarão, principalmente, na orientação e divulgação de campanhas educativas de valorização do meio ambiente e fortalecimento da cidadania.

O treinamento do pelotão se estenderá até 18 de novembro, tendo à frente a Coordenadoria de Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As aulas serão sempre nas manhãs de terça e quinta-feira, podendo, excepcionalmente, se estenderem às manhãs de sábado.

Dentre outros itens, serão repassadas noções sobre educação ambiental e doutrina de polícia comunitária. A iniciativa da SSPDS baseia-se em orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública que defende a realização de projetos que tenham como foco a prevenção à violência e preservação do meio ambiente.  Assim, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social vem realizando, com a parceria de organismos federais, estaduais e municipais, políticas de formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a paz social, com resultados diretos no  respeito à vida.