MARACANAÚ E CAUCAIA 100% COBERTOS PELO PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO

7 de junho de 2008 - 00:00

A última fase do programa Ronda do Quarteirão em Maracanaú e Caucaia será lançada na próxima quinta-feira, dia 12, às 20 horas, na Rua Tobias Correia, esquina com Rua Dois, no Conjunto Vicente Arruda, ao lado do Estádio Raimundão em Caucaia.. Desta feita, serão mais três áreas em Maracanaú e 17 em Caucaia, o que significa dizer que essas duas cidades que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza passam a ter cobertura total do policiamento comunitário, com viaturas tipo 4×4, equipadas com câmeras, computador de bordo, GPRS e celular. Todo o aparato conta, ainda, com motocicleta 400cc, off road, que servem de apoio e garantem a incursão dos policiais nos locais de difícil acesso. 

Cada área do Ronda do Quarteirão é atendida por doze policiais que se revezam em três turnos (oito horas de trabalho). Para efetivação do Ronda, Fortaleza, Caucaia e Maracanaú foram divididas em 122 áreas, sendo 91 em Fortaleza, 22 Caucaia e nove em Maracanaú. No total, estão envolvidos 1.494 policiais, entre praças e oficiais, e 264 viaturas (carros e motos). Cada setor do Ronda – com áreas situadas entre 1,5 a três quilômetros quadrados e cerca de 25 mil habitantes-  conta com uma ?cerca eletrônica?, para controle do limite de atuação, diretamente ligada à CIOPS ? Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança. Obedecendo ao que foi previamente planejado, cada área tem seus próprios policiais e viaturas que, aos poucos vão se tornando conhecidos da população. Assim, as equipes ficam proibidas de avançar os limites, a não ser em situação de emergência, com prévia comunicação/autorização do comandante do policiamento comunitário.

Segundo pesquisa encomendada pelo Governo do Estado, o Ronda do Quarteirão tem 83% de aprovação pela população. Comprovando o que as pesquisas apontam, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, afirma que o novo tipo de patrulhamento dos bairros diminuiu o tempo de resposta às ocorrências e que a população tem demonstrado grande aceitação. ?Muitas pessoas nos procuram e dizem que estão satisfeitas com o Ronda do Quarteirão e garantem que aumentou a sensação de segurança, o que nos deixa contente e nos impulsiona a continuar trabalhando?, adianta Monteiro. O Coordenador geral do Ronda do Quarteirão, coronel Joel Brasil, lembra que a parceria e colaboração da comunidade são essenciais para o sucesso do programa, tendo em vista que ?segurança não se faz de forma isolada, mas com a participação de todos?.  O Ronda do Quarteirão teve início em novembro de 2007, em cinco áreas piloto em Fortaleza: Bom Jardim, Jangurussu, Centro, Meireles e Maracanaú.. Depois foi sendo distribuído em outras localidades, atendendo as áreas que mais necessitavam por apresentarem maior índice de criminalidade. A primeira fase fica encerrada com a cobertura total de Maracanaú e Caucaia.

SEGUNDA ETAPA

A segunda fase de implantação do Ronda do Quarteirão se desenvolverá ainda este ano, com o policiamento comunitário se estendendo aos outros dez municípios que perfazem a Região Metropolitana de Fortaleza e às cidades do Crato, Juazeiro, Barbalha, Sobral, Itapipoca, Canindé, Crateús e Iguatu, a maioria delas com mais de 100 mil habitantes. Em 2009, será a vez dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

O objetivo do governador Cid Gomes é levar o Ronda do Quarteirão para todo o território cearense, tendo em vista tratar-se, na realidade, de uma filosofia de trabalho. Nesse novo modelo, o policial tem que respeitar e ouvir o cidadão, considerando seus anseios, angústias e carências. Com a implantação do programa, a idéia é que a Polícia Militar do Ceará adote a mesma postura comportamental, utilizando, também, o mesmo tipo de viatura, gerando um resultado de ação uniforme, solidário e comunitário. ?Isso só demonstra que segurança pública é prioridade neste governo?, afirma Roberto Monteiro.

Outras informações:
Coordenadoria de Comunicação Social da SSPDS
Jornalista Angélica Martins
(85) 3101.6517 / 3101.6518 (Fax)