FORTALEZA 100% COBERTA PELO RONDA DO QUARTEIRÃO

10 de março de 2008 - 00:00

Fortaleza já está 100% coberta pelo policiamento comunitário. No total são 91 áreas em Fortaleza, sendo que cada uma tem no máximo, três quilômetros quadrados e cerca de 25 mil habitantes. A divisão geográfica funciona como uma espécie de ?cerca eletrônica?, para controle do limite de atuação, diretamente ligada à CIOPS ? Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança.

Caucaia e Maracanaú, que integram a Região Metropolitana, também já contam com o Ronda do Quarteirão. Os três municípios beneficiados foram divididos em 122 áreas, sendo 91 em Fortaleza, 22 Caucaia e nove em Maracanaú.  No todo, estão envolvidos 1.494 policiais, entre praças e oficiais, e 264 viaturas (carros e motos). Até o final de março, com mais duas áreas em Maracanaú e três em Caucaia, estes municípios também terão cobertura total, conforme planejamento inicial.

Como cada setor tem seus próprios policiais e viaturas conhecidos pela população, é proibido avançar os limites, a não ser em situação de emergência, com prévia comunicação/autorização do comandante do policiamento comunitário. As equipes são formadas por doze policiais que se revezam em três turnos (oito horas de trabalho), contando com uma motocicleta 400cc, off road (Honda Falcon) e uma viatura 4×4 (Toyota Hilux), equipada com câmeras, computador de bordo, GPRS e celular.

O Ronda do Quarteirão teve início em novembro de 2007, em cinco áreas piloto: Bom Jardim, Jangurussu, Centro, Meireles e Maracanaú.. Depois foi sendo distribuído em outras localidades, atendendo as áreas que mais necessitavam por apresentarem maior índice de criminalidade. A segunda fase de implantação deverá se desenvolver ao longo de 2008, com o policiamento comunitário se estendendo aos outros dez municípios que completam a Região Metropolitana de Fortaleza e às cidades do Crato, Juazeiro, Barbalha, Sobral, Itapipoca, Canindé, Crateús e Iguatu, a maioria delas com mais de 100 mil habitantes. Em 2009, será a vez dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

FILOSOFIA

 O objetivo do governador Cid Gomes é levar o Ronda do Quarteirão para todo o território cearense, tendo em vista tratar-se, na realidade, de uma filosofia de trabalho. Nesse modelo, o policial tem que respeitar e ouvir o cidadão, considerando seus anseios, angústias e carências. Com a implantação do programa, a idéia é que a Polícia Militar do Ceará adote a mesma postura comportamental, utilizando, também, o mesmo tipo de viatura e igual fardamento, gerando um resultado de ação uniforme, solidário e comunitário.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, afirma que o novo tipo de patrulhamento dos bairros diminuiu o tempo de resposta às ocorrências e que a população tem demonstrado grande aceitação. ?Muitas pessoas têm dito que estão satisfeitas com o Ronda do Quarteirão e que aumentou a sensação de segurança, o que nos deixa contentes?, adianta Monteiro. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social ressalta que a parceria e a colaboração da comunidade são essenciais para o sucesso do programa, tendo em vista que ?segurança não se faz de forma isolada, mas com a participação de todos?.

Na primeira fase do Ronda do Quarteirão foram investidos R$ 48.156.342,63. Para a segunda fase já estão garantidos os R$ 15.950 mil necessários para sua implantação. ?Confirma-se, assim, que segurança pública é prioridade neste governo?, afirma Roberto Monteiro.

Veja os telefones do Ronda do Quarteirão por área


Coordenadoria de Comunicação Social da SSPDS
Jornalista Angélica Martins
(85) 3101.1270 / 3101.1301 (Fax)