Ronda atende as 122 áreas previstas

8 de fevereiro de 2008 - 00:00

SAIU NO JORNAL O POVO


Ronda atende 82 das 122 áreas previstas


Thiago Cafardo
da Redação

Oitenta e duas viaturas do Ronda do Quarteirão já estão circulando nas ruas de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, o que corresponde a 67% do projeto

11/01/2008 00:09


Segundo o coronel Túlio Studart, as 40 áreas que faltam ainda serão definidas por Cid Gomes(Foto: EVILÁZIO BEZERRA)

Cinqüenta dias após a implementação da primeira fase do Ronda do Quarteirão (começou no Bom Jardim), 67% do projeto já foi concluído pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, 82 das 122 áreas previstas no programa estão sendo atendidas pelo policiamento comunitário, principal promessa de campanha do governador Cid Gomes (PSB). São 76 viaturas na Capital, três em Maracanaú e três em Caucaia. Segundo o coronel Túlio Studart, comandante do Ronda do Quarteirão, as outras 40 áreas ainda serão definidas pelo governador. "Ele quem vai definir a cronologia do projeto", diz. Conforme O POVO noticiou no dia 22 de novembro, a previsão de Cid Gomes era concluir o programa até o fim de janeiro.

Cada área do Ronda, que abrange cerca de 25 mil habitantes, está sendo patrulhada por 12 policiais que se revezam 24 horas por dia. As equipes contam com uma motocicleta e uma viatura Hilux equipada com computador de bordo, câmeras de vídeo e celular para o recebimento das chamadas. Além do 190, a população pode optar por ligar para o número da viatura (ver quadro). Segundo Túlio Studart, os PMs tiveram treinamento prático e teórico para o uso específico da viatura.

Apesar de ainda não ter dados estatísticos, o coronel diz que já é possível perceber uma redução de casos de violência em alguns bairros da Capital e nos municípios de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. "Antes, a Polícia Militar tinha 52 viaturas nas ruas. Hoje, temos essas 52 e mais as 82 do Ronda. É um grande avanço", afirma Túlio Studart. Segundo ele, o Ronda tem sido acionado principalmente para atender a pequenas ocorrências, como "brigas entre marido e mulher" e "perturbação do sossego alheio". "Também são ocorrências importantes, mas que podem ser resolvidas com outras ações", diz ele.

População
Os fortalezenses ainda estão divididos quanto à eficácia do Ronda do Quarteirão nos bairros da Capital. "Os carros sempre passam por aqui. Melhorou muito depois do Ronda, nos dá mais sensação de segurança. Podemos ir até a parada do ônibus com tranqüilidade", diz o porteiro Antônio Alves da Silva, morador do Bom Jardim, bairro que inaugurou o policiamento comunitário. "Com certeza aumenta a segurança e intimida os bandidos", diz a secretária Íris Dias, que mora em Messejana.

Já o autônomo Sandro Vicente Domingos diz que "nunca viu" os policiais circulando pelo Conjunto José Walter. "Acho uma enganação. Aqui não está dando resultado nenhum. Não informaram nem o telefone deles para a gente", reclama. Ele diz que, na semana passada, acionou o 190 para comunicar um acidente de trânsito no bairro envolvendo um "rapaz embriagado". "Liguei na hora para a Polícia, mas não apareceu ninguém", afirma.

A dona-de-casa Ângela Maria Pimentel, moradora do Mondubim, diz que os PMs deveriam "passar mais" pelo bairro. "Eles vêm pouco aqui. Acho que aumenta a segurança, mas ainda não vi muito resultado. Não sei nem para qual número ligar", afirma.

SAIU NO PORTAL DO GOVERNO

O governador em exercício, Francisco Pinheiro, abriu oficialmente as atividades de Assembléia Legislativa do Estado para o exercício de 2008, quinta-feira (07/02), com um balanço do primeiro ano de gestão, destacando as medidas iniciais do governo, que tiveram como objetivo o controle dos cofres públicos. Com isso, o segundo ano de governo comemora a meta de recursos na ordem de R$ 921 milhões, que deverão ser utilizados em investimentos estruturantes e novos investimentos.

Em segurança pública, a implantação da Ronda do Quarteirão, inicialmente em cinco bases territoriais, e já ampliado para 82 áreas, já apresenta um visível efeito de caráter prático, a partir das manifestações da população. Para este projeto já estão destinados recursos na ordem de R$ 60 milhões em novos investimentos. (Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria).