O Papel das Ouvidorias de Polícia

7 de agosto de 2007 - 00:00

O PAPEL DAS OUVIDORIAS DE POLÍCIA

”A população mundial tem estado cada vez mais angustiada com o aumento e a banalização da violência, o que contribui significativamente para que a forma de mediação das relações sociais cotidianas também sejam violentas”. Foi o que disse a psicóloga Elismar Santander durante palestra cujo tema focou A influência do Estresse na Segurança Pública. Outro ponto abordado pela especialista diz respeito ao medo da população. Segundo Santander, o Instituto Futuro Brasil ouviu 25 mil pessoas, em cinco mil domicílios na cidade de São Paulo, constatando que ”o medo da violência é tão forte quanto a violência em si”. Segundo ela, a pesquisa revelou, ainda, que ”segurança é a segunda maior preocupação e que o clima de insegurança gera ansiedade nas pessoas”. A psicóloga finalizou sua apresentação citando frase de Albert Einstein: ”louco é aquele que faz todos os dias as mesmas coisas e espera resultados diferentes”. Com isso, ela sugere que a solução está no ”fazer diferente”.    
    
A palestra fez parte da reunião técnica ocorrida ontem pela manhã no Hotel Blue Tree Premium, na Praia de Iracema, dentro do projeto Cidadania Viva: O Papel das Ouvidorias de Polícia. O encontro tem como objetivo reforçar a integração entre os órgãos implicados na atividade policial, de modo a fomentar um maior intercâmbio entre os mesmos. Na oportunidade, a Ouvidora Geral da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Thelma Melo, afirmou que ”a Ouvidoria-Geral da SSPDS tem como missão garantir ao cidadão o direito de manifestar suas sugestões críticas, elogios, reclamações e denúncias”.     
    
O evento foi coordenado pela Ouvidoria -Geral da SSPDS e pelo Centro Integrado de Estudos e Programas em Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), desenvolvido pela Secretaria Especial do Direitos Humanos da Presidencia da Republica e cooperação bilateral com União Europeia, como parte integrante do programa de fortalecimento das ouvidorias de policia de todo o país. Também participaram do evento, dentre outras autoridades, o Ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo e Coordenador do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, Antonio Funari, e o Ouvidor de Polícia do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Sérgio Wigderowitz. A segunda parte do evento aconteceu no último 1º de agosto, em sessão pública na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.