Grupos de traficantes são desarticulados pela Polícia Civil na Capital e RMF

29 de novembro de 2017 - 18:52


Uma coletiva realizada, na tarde desta quarta-feira (29), na sede da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) apresentou ações desencadeadas pela delegacia especializada, no combate ao tráfico de ilícitos em Fortaleza e na Região Metropolitana da Capital. No total, foram vinte pessoas presas, todas integrantes de esquemas criminosos. Em uma das operações, a Polícia Civil prendeu uma mulher grávida, que atuava como "mula" de traficantes, na cidade de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

A ofensiva retrocitada ocorreu, na segunda-feira (27), após denúncia anônimas repassadas a DCTD sobre uma suspeita, posteriormente identificada por Cintia Gomes da Silva (21) – sem antecedentes -, que traficava entorpecentes no bairro Picuí, em Caucaia, sempre sob a escolta de dois homens, Francisco Davi de Sousa da Silva (18) – sem antecedentes; e Leonardo Sales Gomes (25) – com passagens por roubo e porte ilegal de arma de fogo.

De posse das informações, os policiais civis iniciaram as diligências e localizaram os dois homens na companhia de uma mulher grávida, identificada por Brena da Silva Moura (19) – sem antecedentes; que segurava firmemente uma bolsa. De acordo com as apurações, os suspeitos pagavam "mulas" para se deslocarem, de uma região a outra, levando drogas. Com as diligências, a equipe policial visualizou quando Brena entrou em um coletivo e seguiu até um supermercado, no bairro Antônio Bezerra (AIS 06), onde foi abordada.

Com ela, foi apreendido um tablete de maconha pesando aproximadamente um quilo. Após a captura de Brena, os policiais retornaram a cidade de Caucaia e capturaram o trio – Cintia, Davi e Leonardo. Além disso, apreenderam, em uma residência na Rua Padre Cícero, cinco pedaços de maconha que pesaram 3,7 quilos pertencente ao grupo. Todo o material foi encaminhado à sede da DCTD, onde o flagrante foi realizado.
Também na segunda-feira, uma investigação da DCTD resultou nas apreensões de mais de 22 quilos de drogas, entre maconha e skunk. O suspeito, que estava com o material, foi identificado por Francisco Germano de Carvalho Oliveira (38) – com passagens por tráfico de drogas e receptação. A equipes da delegacia especializada visualizualizaram o homem no estacionamento de um supermercado, no bairro Maraponga, em Fortaleza. Na abordagem, ele tentou empreender fuga em um veículo, chegando a colidir contra um carro estacionado no local. Foram apreendidos, com ele, cinco quilos de skunk, que estavam dentro de um automóvel conduzido por Germano.

Ao ser questionado, ele informou que apenas entregava o material e não declinou o nome do proprietário da droga, nem o destinatário. Após a captura, os policiais seguiram até a residência do suspeito, no bairro Aracapé (AIS 09), onde foram apreendidos mais 12,6 quilos também de skunk e 4,9 quilos de maconha. O suspeito, que já respondia por tráfico de drogas, foi autuado em flagrante pelo mesmo crime.

Novamente na Região Metropolitana, desta vez na cidade de Maracanaú (AIS 12), os policiais prenderam um trio, que se preparava para realizar o transporte de entorpecentes, no bairro Maracananzinho. De acordo com as investigações, uma das presas, identificada por Francisca Gleyciane da Silva Barbosa (25) – sem antecedentes, comandava a venda de ilícitos na região, após a prisão do seu companheiro. Ela foi presa com mais duas pessoas, Djonatas Walter da Silva (25) e Raylane Kelle da Silva (23), ambos sem antecedentes, que estava com uma criança de colo no momento da abordagem. O trio foi interceptado dentro de um veículo Uber.

Com eles, foram apreendidas 60 gramas de maconha e 900 gramas de cocaína. Por meio de apurações, os policiais civis chegaram até uma residência no bairro Conjunto Esperança (AIS 09), em Fortaleza, que também era utilizada pelos criminosos. Lá, foram apreendidos nove tabletes de maconha, que pesaram 7,3 gramas.

Já na quinta-feira (23), um dos alvos da Divisão foi localizado quando saía de um parque aquático, com a família, na cidade de Aquiraz (AIS 13). O suspeito, Gregório Moura da Paz (28), que já responde por homicídio, era investigado por manter o tráfico de ilícitos, no bairro Siqueira (AIS 02). Com a prisão do traficante, a Polícia Civil seguiu até o seu imóvel, onde foram apreendidas 400 gramas de cocaína, 170 gramas de crack, uma balança de precisão, insumos para a preparação da droga e um revólver calibre 38, municiado.

No mesmo dia, João da Silva Pereira (44) – com passagem pela Polícia por receptação – foi preso com cerca de 100 gramas de crack, cocaína e maconha, na localidade de Curicaca, em Caucaia. O suspeito foi localizado por meio de denúncias anônimas repassadas aos profissionais de segurança. Dessa vez, no bairro Antônio Bezerra (AIS 06), os profissionais de segurança apreenderam quase dois quilos de crack e cocaína. O proprietário da droga, Carlos Atilla da Costa Barroso (19) – sem antecedentes – estava em um veículo quando foi visualizado pela Polícia Civil. Ao ser abordado, foi encontrado, com ele, um quilo de cocaína. Em seguida, Átila confessou que mantinha mais entorpecentes na sua casa, no bairro Quintino Cunha (AIS 06), onde foram encontradas 500 gramas de cocaína e 490 gramas de crack. O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Na quarta-feira (22), novamente com o apoio de informações repassadas pela população, a DCTD prendeu Ednardo dos Santos Lima (26) – com passagem por tráfico de drogas – defronte a sua residência, no bairro Jardim Jatoba (AIS 02). Após fazer campana na rua onde o suspeito residia, os policiais civis identificaram o indivíduo, em atitude suspeita. Ednardo foi abordado, o que resultou na apreensão de um quilo de maconha. Em seu imóvel, foram encontrados cadernos com anotações oriundas do tráfico de entorpecentes na região. As apreensões foram encaminhadas para a sede da DCTD, onde foi instaurado um inquérito policial.

Seguindo no combate as ações criminosas, outro alvo da Polícia Civil foi localizado em uma BMW, quando se preparava para entregar ilícitos, no bairro Conjunto Ceará (AIS 02). Marcelo Colares de Araújo (38) – com passagem por furto – não esboçou nenhuma reação durante o flagrante, sendo apreendidos, com ele, sete quilos de maconha. Já na sua casa, no mesmo bairro, os policiais apreenderam 15,8 quilos da mesma droga, divididos em tabletes e espalhados pelo imóvel. Foi apreendida também uma motocicleta, que seria um dos veículos utilizados pelo criminoso para realizar as entregas de materiais. O suspeito foi flagranteado na segunda-feira (20).

Também na segunda-feira, um casal foi preso após denúncias anônimas. Jonathan Rodrigues de Sousa (31) e Yohana Borges da Silva (20) eram investigados por manterem as conhecidas "bocas de fumo", no bairro Maraponga (AIS 09). No total, foram apreendidas 470 gramas de maconha, duas balanças de precisão, um revólver calibre 22, e 54 munições. Já em Maranguape, os policiais civis prenderam Erivania Agapito de Sousa (24) – com passagens pela Polícia Civil por tráfico de drogas – na sexta-feira (18). Ela era investigada por manter o tráfico de drogas na localidade conhecida por Parque Iracema, sob ordem do companheiro, que se encontra recolhido no sistema prisional. Com ela, foram recolhidos 209 gramas entre maconha e crack.

As três últimas ações ocorreram em Fortaleza e resultaram nas prisões de cinco pessoas, nos bairros Lagoa Redonda, Itaperi e Presidente Kennedy (AIS 03, 05 e 06, respectivamente). Foram presos, André Cardoso de Oliveira dos Santos (22); Raíbe Xavier da Silva Pereira (22), José Wesley da Silva (22) e Christian Kervellin Soares de França (20). Foram apreendidos, no total, 27 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, e duas armas de fogo – revólver e uma pistola.

Na prisão, ocorrida no bairro Lagoa Redonda, os policiais civis utilizaram cães farejadores para encontrar mais de 22 quilos de maconha, que estavam enterradas em um terreno. A droga era de propriedade de Raíbe Xavier. Todo o material foi levado para a DCTD, onde os flagrantes foram realizados. A Polícia Civil, agora, mantém as diligências, com o objetivo de prender outras pessoas envolvidas nas práticas criminosas.