Aesp 13 anos: mais alta honraria da Academia é outorgada a autoridades

22 de maio de 2024 - 12:07 #

Texto: Edmundo Clarindo / Ascom Aesp
Fotos: Cícero Oliveira / Asco SSPDS

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) outorgou, nesta terça-feira (21), a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial. A honraria foi concedida a autoridades que prestaram relevantes serviços à instituição e, também, à sociedade cearense.

A solenidade foi promovida no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, no bairro Meireles, em Fortaleza. A programação fez parte das festividades de 13 anos desta Academia.

Mais alta honraria da Aesp/CE, a medalha foi instituída ainda no ano passado, com o objetivo de condecorar civis, militares, organizações militares e instituições civis nacionais e internacionais. Na cerimônia, também houve a entrega de outras homenagens a diversas personalidades da Aesp, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e de forças coirmãs, além de outras secretarias e órgãos do Governo do Ceará e dos poderes Legislativo e Judiciário.

Titular da Seplag e ministro da Educação são homenageados

A secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Maria Olimpio Machado, foi uma das autoridades que receberam a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial. Ela enalteceu a iniciativa e agradeceu pelo reconhecimento. “As quinze personalidades públicas destacadas pela AESP serão hoje aqui homenageadas porque primeiro se distinguem pela notoriedade do seu saber. Segundo, pelos relevantes serviços prestados à coletividade. Terceiro, pelo exemplo de dedicação ao Ceará. Para quem presta o serviço público é quase impossível fazer um reconhecimento de maior significação. Por tudo isso esta Medalha tem um brilho único para iluminar a trajetória de quem ela homenageia.”, resumiu a gestora.

Já o deputado estadual Fernando Santana se fez presente à cerimônia representando o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. O parlamentar fez questão de destacar a Aesp como instituição de ensino e que cumpre com maestria a sua função de formar e de qualificar servidores públicos. “Ressalto, aqui, em nome do ministro Camilo Santana, a notável imagem que a Aesp tem em todo o Brasil como instituição de referência.Parabenizo todos os homenageados desta noite. Esse reconhecimento, por meio dessas honrarias, é uma prova clara de que o trabalho é bem feito e merece aplausos. Levarei esta medalha ao ministro Camilo Santana para que ele ostente com muito carinho” endossou Santana.

Secretário da SSPDS-CE enfatiza bons resultados da Aesp

O titular da SSPDS, Samuel Elânio, citou de forma elogiosa as turmas recém-formadas ou em fase de formação inicial na Aesp. “São servidores públicos que, com toda certeza, muito engrandecerão em breve os quadros da Polícia Civil, da Perícia Forense e, um pouco depois, da Polícia Militar. São muitos homens e mulheres formados de modo integrado, unificado, como bem preceitua a raiz desta Academia”, comentou.

Samuel Elânio também apontou que poucos estados no Brasil têm uma instituição como a Aesp e que a integração entre as forças de Segurança Pública e Defesa Social começam ainda na formação de seus servidores.

Gestor da Aesp aponta relacionamento com outros órgãos e instituições

“A Aesp é uma instituição que não existe sozinha. Nosso trabalho é singular, seja na formação inicial ou na educação continuada de servidores da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense do Ceará, mas nós temos a compreensão de que esta Academia tem órgãos que contribuem para o nosso funcionamento e que engrandecem a nossa existência. Reconhecer essas personalidades é dever de justiça”, destaca o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

O gestor observou também que o reconhecimento deve ser feito dentro e fora da Aesp, sempre de modo a ressaltar bons exemplos e iniciativas engrandecedoras. “Já homenageamos, nos festejos de 13 anos da Aesp, os nossos servidores mais antigos e outras pessoas destacáveis. Hoje, com orgulho, reconhecemos pessoas de fora desta Academia. Mas são personalidades igualmente importantes e valorosas para todos nós”, complementou o gestor.

Entrega de comenda e honrarias

O secretário da SSPDS-CE foi agraciado com uma comenda singular, em forma de coruja, ostentando um capelo sobre a cabeça, símbolo de erudição e comprometimento com a causa da segurança pública e da Aesp/CE. Em um gesto de reconhecimento e apreço, os chefes das instituições vinculadas à pasta receberam honrarias em forma de moeda, simbolizando o valor inestimável de seu trabalho no combate à criminalidade e na preservação da ordem.

A entrega dessas distinções reitera o compromisso da Academia em reconhecer e valorizar os esforços dos agentes públicos em prol da segurança e do bem-estar da sociedade cearense.

Também participaram da solenidade o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Gleydson Pontes; o subdefensor público geral do Estado do Ceará, Leandro Sousa Bessa; o assessor especial Cícero Cavalcante, do Gabinete da Primeira-Dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas; a secretária-executiva de Acompanhamento de Projetos Especiais da Casa Civil, Joelise Collyer Teixeira de Paula; o procurador-geral executivo assistente, Iuri Chagas; o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alex Ferreira; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Anthony Lima; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savio; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cláudio Barreto; o superintendente de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública do Ceará, Nabupolasar Feitosa; o perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará, Átila Einstein; além de outras autoridades civis e militares.

Confira relação de agraciados com a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial:

  • Camilo Sobreira de Santana – Ministro da Educação
  • Raimundo Nonato Silva Santos – Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
  • Haley de Carvalho Filho – Procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará
  • Rafael Machado Moraes – Procurador-geral do Ceará
  • Lia Gondim Araújo de Freitas – Primeira-dama do Ceará
  • Maximiliano César Pedrosa Quintino – Secretário de Estado Chefe da Casa Civil
  • Sandra Maria Olimpio Machado – Secretária do Planejamento e Gestão do Ceará
  • Eliana Nunes Estrela – Secretária da Educação do Estado do Ceará.
  • Francisco Angelo Cunto Gurgel Filardi – Secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social
  • Wagner Alves Maia – Coronel Comandante-Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
  • Átila Einstein de Oliveira – Perito-geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará
  • Francisca Asmenha Cruz Furtado Torquato – Diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE e coronel da Polícia Militar do Ceará
  • Ciro de Assis Lacerda – Coordenador acadêmico da Aesp/CE e Delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará
  • Gonçalo Eduardo Barreto Araújo – Diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp e tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará
  • Edmundo Clarindo do Nascimento Junior – Coordenador da Assessoria de Comunicação da Aesp/CE