Aesp inicia primeira turma de 2023 do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

2 de junho de 2023 - 18:26 #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Governo, iniciou nesta quinta-feira (01) mais uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial).

A aula inaugural, que aconteceu no auditório do Museu da Imagem e Som do Ceará (MIS), foi ministrada pelo chefe de gabinete da Aesp, coronel PM Ricardo de Almeida Porto, com o seguinte tema: “A segurança de dignitários e o seu perfil”. A palestra abordou o perfil necessário para o agente de segurança de dignitários. “A finalidade realmente da palestra era a gente tratar de qual era o perfil, como deve ser escolhido o agente de segurança de dignitários. Então esse agente ele tem que ter um perfil claro, ele tem que ser muito fiel, ele tem que ter porte, ele tem que ter postura e com postura, tem que ter uma visão de futuro, ele tem que tá integrado com aquela autoridade, com aquele momento histórico, e tem que está informado das peculiaridades geopolíticas daquele momento”, disse Porto.

O evento contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar do Estado, tenente-coronel PM Alexsandro Fernandes Ferreira; do secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel PM Francisco Márcio de Oliveira; do tenente-coronel PM Sinval da Silveira Sampaio, representando o coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo Nascimento de Sousa; do coronel BM Manoel Helder de Miranda, representando o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Cláudio Barreto de Sousa; e da delegada Teresa Cruz, delegada geral adjunta, representando o delegado geral da Polícia Civil do Ceará.

Também estiveram presentes, o coronel aviador Darley, coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); o tenente-coronel PM Eduardo, chefe da Unidade Militar da Procuradoria Geral de Justiça; o tenente-coronel PM Álvaro Júnior, chefe da Unidade Militar do Tribunal de Justiça do Ceará; o tenente-coronel PM Bessa, chefe da Unidade Militar da Vice-Governadoria do Estado; o tenente-coronel PM Marcelo, chefe da Unidade Militar da Assembleia Legislativa do Estado e o tenente-coronel PM Giorgio, comandante da 1ª Companhia de Policiamento de Guarda.

O curso tem suas atividades voltadas para o desenvolvimento comportamental, técnico-científico e ainda, tático-operacional do indivíduo; tudo isso com o intuito de qualificar agentes para atuarem com excelência na área de segurança de autoridades e dignitários.

De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), o curso tem uma matriz curricular multidisciplinar com carga/horária de 260 horas/ aula, que aborda disciplinas de noções de prevenção e controle de incêndio e inspeção de instalações; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; ajudância de ordens, cerimonial e protocolo; noções de controle de distúrbios civis; legislação voltada à segurança de dignitários; APH tático; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboios e gerenciamento de crise. Além de treinamento prático de educação física; defesa pessoal; tiro; direção defensiva e evasiva e simulados de segurança de dignitário.

Participam dessa capacitação 16 oficiais da Polícia Militar do Ceará, sendo 8 deles pertencentes à Casa Militar do Ceará; 5 são oficiais do Corpo de Bombeiros do Ceará, 2 são delegados da Polícia Civil do Ceará, 1 oficial da Subsecretaria Militar do Gabinete de Segurança Institucional do Rio de Janeiro, 1 oficial do Gabinete Militar de Sergipe, 1 oficial do Gabinete Militar do Piauí, 1 oficial da Polícia Militar do Maranhão, 1 oficial da Casa Militar da Governadoria Estado do Pará, 1 policial rodoviário federal e 1 policial militar que atua na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP). Dentre os oficiais da PMCE, alguns atuam diretamente com autoridades na Casa Militar do Ceará; na Assembleia Legislativa do Ceará; no Tribunal de Justiça do Ceará e na Procuradoria de Justiça do Ceará.