Visita técnica da SSP do Rio Grande do Sul mira nas boas práticas da Segurança Pública cearense

14 de março de 2023 - 16:40 # # # # # # #

Portas abertas para receber uma comitiva da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP-RS). A agenda com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, na manhã desta terça-feira (14), serviu para promover o intercâmbio de expertises na área de Segurança Pública entre o governo cearense e o gaúcho.

Até a próxima quinta-feira (16), os representantes gaúchos participam de encontros e reuniões em órgãos vinculados e coordenadorias da SSPDS/CE. “O nosso espírito, ao receber esta comitiva, é o de colaboração e cooperação. Ao apresentarmos o nosso trabalho, trocamos experiências que enriquecem o nosso conhecimento e formamos parcerias com o foco no combate à criminalidade”, frisou Samuel Elânio.

“Viemos, especificamente, para o Ceará porque o nosso secretário (Sandro Caron) já conhece o trabalho das Forças de Segurança deste Estado, por já ter sido secretário aqui, e se refere ao trabalho realizado por vocês. Viemos mirando as boas práticas para alcançar a redução dos indicadores de criminalidade do Rio Grande do Sul”, revelou o secretário adjunto da SSP-RS, coronel Mário Ikeda.

“Gostei muito de termos conhecido, nesta manhã, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e fiquei impressionado com o trabalho integrado dos 13 órgãos que operam juntos. Essa prática de integração é o que todos estão seguindo (no Brasil), embora o que observamos aqui no Ceará é um número expressivo de órgãos trabalhando em um mesmo ambiente”, elogiou o militar gaúcho.

Pela SSPDS, também participaram da abertura da visita técnica o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS-CE, coronel Márcio Oliveira; o coordenador da Ciops, coronel Aristóteles Coelho; e o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PM Cristiano Lins.

A equipe do Rio Grande do Sul é composta pelo secretário adjunto da SSP-RS, coronel Mário Ikeda; delegado da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (PCRS), Márcio Niederauer Nunes da Silva; tenente-coronel Moggar Frederes de Mattos; Major Leandro Gustavo Missio; o capitão Arthur de Oliveira Moraes Júnior; capitão Leandro Flores e o técnico Gerson Luiz Haus.

Ainda nesta semana, a comitiva visitará o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), conhecerá também a Coordenadoria de Inteligência (Coin) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.