Governo do Ceará anuncia novos secretários executivos da SSPDS e comandantes dos Órgãos vinculados à Secretaria

4 de janeiro de 2023 - 16:48 # # # # # # # # # #

O governador do Ceará, Elmano Freitas, anunciou na tarde desta quarta-feira (4), os novos chefes dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio foi feito pelas redes sociais do líder do Executivo Estadual. Além dos novos comandantes, foram anunciados os novos secretários executivos da SSPDS.

Conforme o governador Elmano Freitas, “nosso principal objetivo é combater os grupos criminosos e trazer mais tranquilidade para a população cearense. Os novos chefes trazem a experiência de gestões anteriores e muita vontade de fazer um excelente trabalho na segurança pública”.

Samuel Elânio já havia sido anunciado como titular da pasta, ainda no fim de 2022, pelo governador Elmano Freitas. “Com esse nomes que tomam posse nas vinculadas e na própria Secretaria, a ideia é fortalecer, ainda mais, o trabalho integrado. São profissionais que já atuavam na gestão anterior, com objetivo de manter a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), fortalecendo mais o trabalho de inteligência das Forças de Segurança e incrementando essa redução em locais mais vulneráveis. A ideia é manter o andamento de políticas já iniciadas e avançar com objetivo de manter os bons resultados do Ceará”, detalhou o secretário da SSPDS, Samuel Elânio.

Os primeiros nomes são os de Márcio Oliveira e Sérgio Pereira, que ocupavam os cargos de coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), respectivamente, e assumem cargos executivos da SSPDS. Já Adriano de Assis Sales permanece como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que ocupa desde 2017.

Conheça os novos secretários:

Márcio Oliveira

O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior é coronel da PMCE e ocupava o cargo de comandante-geral da corporação. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Segurança Pública pela Academia General Facó, o coronel Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992. É fundador do CPRaio, o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil, e já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG), como o 5º Batalhão, e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). O novo secretário executivo tem especializações em Políticas Públicas e Perícia Criminal.

Sérgio Pereira dos Santos

O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior atuava como delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desde 2021. Antes, ocupou o cargo de delegado geral adjunto e também de chefe de gabinete da instituição. Com graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Sérgio possui especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sérgio Pereira também foi diretor, dos anos de 2014 a 2016, da então Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que agora é intitulada de Delegacia de Narcóticos. Além da unidade especializada, Sérgio Pereira também trabalhou como delegado nas Delegacias Municipais de Campos Sales e Parambu, e Regionais de Crato e Tauá.

Adriano de Assis Sales

Adriano de Assis Sales permanece como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que assumiu em 2017. Servidor da Polícia Federal, graduado em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e em Teologia no Seminário Teológico Getsêmani (STEG). Possui MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É servidor da Polícia Federal, no cargo de Administrador desde 2004. Exerceu a chefia do Setor de Administração e Logística na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal dos Estados de Tocantins e Alagoas.

Além dos novos secretários executivos, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, anunciou os chefes dos órgãos vinculados à Secretaria. Confira:

Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)

Deixa o comando da Delegacia Geral da PC-CE, o delegado Sérgio Pereira dos Santos, e assume o delegado Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha, que ocupava o cargo de delegado geral adjunto. O novo titular é delegado da PC-CE desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Já em 2019 assumiu a função de Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da PC-CE, onde estava até o momento. Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele é professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Polícia Militar do Ceará (PMCE)

Deixa o comando da PMCE, o coronel Márcio Oliveira, e assume o coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, que ocupava o cargo de Subchefe do Estado Maior Geral e diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Militar. Ele ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992. É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui as seguintes especializações: Gestão em Segurança Pública pela Universidade da Bahia; MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza; Gestão Pública pela Faculdade Sentido Único; Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul; e ainda o Curso Superior de Polícia pela Academia Estadual de Segurança Pública. Tem os cursos de extensão: Gestão e Orçamento Público; Mediação de Conflitos pela Universidade de Fortaleza; e, Gestão para Profissionais de Segurança Pública, realizado na Faculdade CDL. Atuou em Unidades Operacionais da PMCE. Serviu na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social nas seguintes áreas: Gabinete do Secretário; Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol); Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codip); Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep); e Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sendo, nestas duas últimas, coordenador. É instrutor da Academia Estadual de Segurança Pública.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Deixa o comando geral do CBMCE, o coronel Ronaldo Roque de Araújo, e assume o coronel Cláudio Barreto, que estava lotado na Casa Militar. Com especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem também cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas, Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho. Já atuou como gerente de Respostas aos Desastres da Defesa Civil Estadual; como coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade; e como comandante dos Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano, Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Mucuripe, Salvamento Marítimo do CBMCE, Quartel do Conjunto Ceará e 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Mucuripe.

Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)

Deixa a direção geral, o coronel da PMCE, Antônio Clairton Alves de Abreu. Em seu lugar, assume o coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, também da PMCE. Até o momento, ele era chefe do Estado Maior e subcomandante geral da Polícia Militar. Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992 e ascendeu ao posto de coronel em julho de 2019. É graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás. É mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Possui cursos de Inteligência Policial, curso de Segurança de Autoridades Governamentais e curso de Polícia Comunitária. Atuou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e na Academia Estadual de Segurança Pública. Na Casa Militar do Governo do Ceará, exerceu as funções de Assessor Estratégico e Secretário Executivo. Exerceu o cargo de Assistente Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)

Deixa o cargo José Helano Matos Nogueira e assume Nabupolasar Alves Feitosa. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e pós-doutorado em História (UFC). O novo superintendente da Supesp tem formações em Inteligência pela Escola de Inteligência da Abin (Esint), Gerenciamento de Operações de Inteligência (Esin) e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.

Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)

Permanece no cargo o perito geral Júlio César Nogueira Torres. Ele é perito legista da Pefoce desde 2006, onde atuou na gestão da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e, anteriormente, supervisionou o Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce. Júlio Torres possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculose extrapulmonar na cidade de Fortaleza – Ceará, além de participação em congressos sobre DNA e Laboratório Forense.