Governo do Ceará entrega fardamentos e distintivos para policiais civis

27 de dezembro de 2022 - 16:25 # # # # #

Em mais uma solenidade que mais uma vez comprovou a valorização das Forças de Segurança Pública, o Governo do Ceará entregou, na manhã desta terça-feira (27), 4.500 fardamentos táticos para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). O evento, que foi presidido pelo secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, representando a governadora Izolda Cela, ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com as presenças do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, e do delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira. Essa é a primeira vez que foram entregues fardamentos táticos para policiais civis.

Com investimento total de mais de R$ 3,8 milhões, foram entregues 9.000 camisas, 4.500 calças táticas, 4.500 botas táticas, além de 4.410 distintivos. O fardamento será distribuído para todos os servidores lotados na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. O material será utilizado pelos policiais durante a realização de operações. Pensando na qualidade e conforto para os policiais civis, tanto a calça, quanto a bota tática foram compradas com especificações diferenciadas para dar segurança aos policiais, sendo considerados um equipamento de proteção individual.

No evento, Flávio Jucá enfatizou a importância do investimento na Polícia Civil. “Somos uma gestão que dá continuidade às ações e investimentos de outras gestões. Nos preocupamos com as políticas públicas e dos servidores públicos. É por isso que hoje somos referência de investimento e exemplo para outros estados”, disse.

Samuel Elânio agradeceu mais um investimento feito pelo Governo do Ceará na Segurança Pública. “Esse é um momento de festa, mas principalmente de valorização para os homens e mulheres que fazem a Polícia Civil. Sou muito grato quando esse investimento chega para o instrumento mais importante que temos na segurança, que é o profissional. São as pessoas. O fardamento representa muito para uma instituição, dando visibilidade. É emblemático. Então, sou extremamente grato por todo investimento e aquisição que recebemos nos últimos meses com essa gestão. E finalizo dizendo que essa será apenas uma parte do que ainda vamos fazer para a Polícia Civil”, finalizou ele.

O gestor da PC-CE, Sérgio Pereira, também reforçou os agradecimentos e investimentos para a Polícia Judiciária. “Hoje é um momento histórico. Lembro-me bem que por muito tempo, nós profissionais que comprávamos nosso fardamento, a blusa era padrão, mas calças, sapatos, não. Então, hoje vendo esse fardamento, não apenas como algo padronizado, eu entendo que seja um equipamento de proteção individual, devido à qualidade e funcionalidade. Por fim, eu agradeço por todos os investimentos, viaturas, armas, fardamentos, mas principalmente pelo investimento que é dado, principalmente para o melhor equipamento da nossa instituição, que são os homens e mulheres que compõem a PC-CE”, disse Sérgio Pereira.

Os investimentos não param

Ainda no dia 10 deste mês, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) recebeu  mais 33 novas viaturas. A solenidade ocorreu no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Das 33 viaturas, 28 foram enviadas para as unidades da Polícia Civil no Interior. Com investimento total de mais de R$ 8,5 milhões, foram adquiridos 33 veículos do tipo picape S10, além de 128 kits de arrombamento tático, 115 detectores de metais – tipo bastão e cinco detectores de metais do tipo portal.

Os equipamentos foram distribuídos para as delegacias da Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. O material será utilizado nas operações policiais para o cumprimento de ordens judiciais como mandados de prisão e de busca e apreensão. Com a entrega das viaturas, a PC-CE tem a frota de veículos caracterizados renovada, subindo para 84 novos veículos recebidos em 2022. No último mês de setembro, a Polícia Civil recebeu 51 novas viaturas.