Mais de 2.400 militares são promovidos pelo Governo do Ceará

22 de dezembro de 2022 - 14:46 # # # # # # #

Texto e fotos- Ascom Casa Civil


Desde 2015, foram realizadas quase 30 mil promoções de policiais e bombeiros militares

Manhã de festa e reconhecimento para os militares cearenses. O Governo do Ceará realizou, nesta quinta-feira (22), no Centro de Eventos, em Fortaleza, mais uma solenidade de promoção de militares. Foram 2.432 profissionais beneficiados, sendo 2.205 policiais e 227 bombeiros. Foi a segunda cerimônia somente esta semana com este objetivo. A primeira foi na cidade do Crato, no dia 19, onde 384 militares receberam a promoção.

A governadora Izolda Cela enfatizou a importância que é para esses trabalhadores ascender em suas carreiras profissionais. “É um reconhecimento à trajetória deles. A regra instituída desde o início do governo passou a garantir que eles tivessem uma boa perspectiva de movimento crescente na carreira. É sempre muito importante a passagem para patentes superiores por tudo que representa. É com certeza um dos pontos importantes da valorização dos profissionais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, destacou a chefe do Executivo estadual.

Ao final de 2022, terão sido promovidos 4.074 policiais e bombeiros militares. Esta conquista da categoria se deu através da criação da chamada Lei das Promoções, ainda em 2015, pelo então governador Camilo Santana, permitindo um fluxo contínuo das carreiras. De lá para cá, somam-se quase 30 mil ascensões. Anualmente, o Governo do Ceará investe R $168,5 milhões com esta finalidade.

Na visão do executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, esse mecanismo de ascensão profissional dos militares no Ceará ultrapassa a questão laboral. “A Lei de Promoções, além de todo reconhecimento e valorização, é o maior instrumento que nós temos. Ela vai diretamente com o que é mais importante, que são as pessoas. É valorizar todos os senhores e senhoras”, ponderou o secretário executivo da pasta.

Satisfação pelo reconhecimento

Há 12 anos na Polícia Militar, Anderson Saraiva chegou à solenidade para sua segunda promoção – desta vez a sargento. Ao lado da família, o militar não escondia a alegria com o momento. “É sempre uma grande satisfação. É um degrau acima na nossa carreira e um orgulho para a gente e nossa família. A gente não tinha nem perspectiva de ser graduado, ter uma promoção, e eu já estou na segunda”, afirmou o agora sargento.

Quem também recebeu sua promoção, a primeira, foi o bombeiro André Marques. Há sete anos no Corpo de Bombeiros, ele chega à patente de cabo e conta como enxerga essa política de valorização dos agentes da segurança pública. “É o reconhecimento do nosso trabalho, da dedicação à corporação, e para a gente uma satisfação de poder evoluir na nossa profissão”, comentou o bombeiro.

Além do reconhecimento aos profissionais com as promoções, o Estado vem atuando em outras frentes para valorizar os trabalhadores da segurança pública, como novas bases salariais para militares, descompressão dos salários da Polícia Civil e a entrada dos delegados na carreira jurídica do Estado.