Aesp homenageia profissionais da segurança pública com medalha Ordem do Mérito Acadêmico

22 de dezembro de 2022 - 11:21 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta quarta-feira (21), a solenidade de outorga da “Medalha Ordem do Mérito Acadêmico”. A honraria, instituída através da portaria nº 761/2018 está na 4ª edição, e é concedida a personalidades civis, militares, organizações militares e instituições civis, que tenham prestado relevantes serviços à instituição e à sociedade cearense.

Neste ano, quinze pessoas foram homenageadas com a medalha, entre elas, o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; o subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula; o comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior; o diretor de planejamento e gestão interna da PMCE, coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa; o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Ceará, Márcio Rodrigo Gutiérrez; o perito geral adjunto da Perícia Forense do Ceará, Átila Einstein de Oliveira; o gerente de estatística e geoprocessamento da Supesp, Franklin de Sousa Torres; e o vereador de Fortaleza, José Erivaldo Xavier Travassos (Cônsul do Povo), além de servidores da própria Aesp.

Condecorado com a “Medalha Ordem do Mérito Acadêmico”, o subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, destacou o papel da Aesp para a segurança pública cearense. “Receber essa medalha da Ordem do Mérito Acadêmico nos engrandece. A Academia é um ambiente de trabalho muito favorável às coisas boas da vida, porque passam todas pela educação. Tudo que nós pudermos fazer para melhorar as pessoas através da educação, nós temos que fazer e aqui é o local em que os profissionais da segurança pública passam pelos primeiros ensinamentos, pelos primeiros passos para serem grandes profissionais, é aqui. Vejam a responsabilidade da Aesp. Então eu estar aqui nesse momento, representando os agraciados, muito me honra, sei do quanto é importante, quanto vou ter uma responsabilidade a mais na minha vida por ter recebido essa distinção e peço a Deus que continue nos abençoando”, finalizou o coronel De Paula.

O diretor-geral da Aesp, coronel Antônio Clairton Alves de Abreu, ressaltou a importância de contemplar todas as vinculadas da SSPDS, destacando que a academia é um símbolo da integração proposta pelo governo do Estado. “Somente neste ano de 2022 nós já somamos quase 11 mil servidores formados e capacitados e isso só é possível primeiro com o trabalho de cada servidor, de cada colaborador, independente de funções. Sem o trabalho dessas pessoas e sem a colaboração de cada vinculada nós não teríamos conseguido. Então esses profissionais tinham que ser abraçados e reconhecidos. Agradeço imensamente o trabalho de cada um dos senhores. Vocês impulsionam realmente o trabalho formativo e de capacitação da segurança pública do estado do Ceará. Muito obrigada a todos!”, declarou o diretor.

Reconhecimento

Gerlane Nascimento é servidora terceirizada da Aesp desde 2011 e atualmente exerce suas funções no gabinete da direção. Agraciada com a medalha, ela fala da alegria em receber o reconhecimento da instituição. “A palavra é só gratidão! São doze anos de Aesp e a gente passa muito mais tempo aqui, do que em nossa casa. Aqui é nossa segunda casa. Então, é só agradecer mesmo às pessoas, ao ambiente de trabalho que é muito aconchegante e o reconhecimento”, pontuou.

Barreta de Ensino

Na ocasião, 14 policiais militares que atuam na Aesp como monitores e/ou instrutores, há mais de dois anos, nos cursos de formação profissional e continuada foram agraciados com a Barreta de Ensino e instrução, comenda da Polícia Militar do Ceará amparada pelo decreto nº 23.370, de 24 de agosto de 1994.