Governo do Ceará realiza promoção de bombeiros e policiais militares no Cariri

19 de dezembro de 2022 - 17:05 # # # # # # # #

Na solenidade, foram promovidos 362 policiais militares e 22 bombeiros da região Sul do Estado

Na manhã desta segunda-feira (19), o Governo do Ceará, em mais uma iniciativa para a valorização dos profissionais de Segurança Pública, realizou as promoções de 384 praças e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e da Polícia Militar do Ceará. O evento contou com a presença do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, representando a governadora Izolda Cela, que teve que se ausentar, e o deputado eleito, Fernando Santana.

“Ao mesmo tempo que parabenizamos, nós pedimos para que todos que fazem o Corpo de Bombeiros e a gloriosa Polícia Militar do Ceará, para que continuem fazendo esse trabalho de redução dos índices de criminalidade. Esses resultados é o que tem mostrado todo o empenho dos senhores e senhoras que estão aqui essa manhã”, ressaltou o secretário executivo.

Desde 2015, o Governo do Ceará realizou mais de 28 mil promoções por meio da “Lei das Promoções”, que permitiu o fluxo contínuo das carreiras militares, corrigindo entraves. Essa lei, considerada um marco para segurança pública cearense, tem um investimento anual de mais de R$ 168,5 milhões.

“Nós temos policiais militares aqui, que nessa janela de tempo [2015 – 2022], estão sendo promovidos três vezes. Então esse é um marco, não só para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros, mas para o sistema de segurança pública. Isso é uma mensagem de motivação, de valorização, de reconhecimento”, enfatizou o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira.

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Ronaldo Roque, ressaltou a importância desse dia de valorizar o profissional. “Hoje é um dia especial para nós da segurança pública, é um dia de júbilo, pois é o dia em que comemoramos as jornadas que cada um aqui teve ao longo das suas vidas”, comentou. “Acima de tudo são profissionais que procuram superar expectativas, que é tratar o cidadão que precisa dos nossos serviços com dedicação, ética, empatia e simpatia. Indo muito além das atividades que um servidor público tem que executar”, completou.

Amor à segurança pública

Na cerimônia, foram promovidos 362 policiais militares e 22 bombeiros, dentre eles, o casal formado pela 3ª sargento Rafaela e pelo subtenente Felipe. Ambos de carreira militar, não escondiam os sorrisos de estarem tendo essa realização juntos. “Hoje é um dia de felicidade, promoção e reconhecimento, além disso, estamos hoje com a família aqui toda junta”, comemorou o subtenente Felipe, ao lado das filhas, Sarah e Beatriz, ambas vestidas com trajes militares para homenagear os pais.

Apesar de hoje já ser mais comum nos depararmos com mulheres na profissão militar, ainda são minoria. No entanto, isso nunca parou a 3ª sargento e mãe de duas meninas. “Eu venho de uma família de militares, então o amor pela segurança está no sangue. E como você pode ver, ele vai passando para as outras gerações”, brincou enquanto abraçava as filhas.

Reconhecendo que a família é um importante alicerce para quem segue na carreira militar, o prefeito do Crato, Zé Ailton, pontuou essa importância. “Quero estender os parabéns não só aos promovidos, mas aos familiares. Vocês são o suporte para cada um aqui alcançar seu objetivo”.

Investimentos e interiorização da segurança

Seguindo as diretrizes do Governo do Ceará de possibilitar que a população do interior tenha cada vez mais acesso a serviços especializados, a SSPDS, por meio da PMCE, realiza a expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A unidade especializada em motopatrulhamento, antes de 2015 estava presente apenas em Fortaleza e, hoje, em dezembro de 2022, tem 69 novas bases. Atualmente, o comando possui 2.882 policiais militares atuando com o auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas.

A SSPDS também vem implantando novas centrais de videomonitoramento. O Ceará conta com 67 centrais, fora as câmeras instaladas em Fortaleza, que são monitoradas pelo Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Em 2015, o Governo do Ceará iniciou o projeto de videomonitoramento em Fortaleza com apenas 164 câmeras na SSPDS. Atualmente, ao todo, o Estado conta com 3.809 câmeras.