Ações distintas do Bepi e do BPRE da PMCE resultam em apreensões de armas e prisões no interior do Estado

13 de junho de 2022 - 14:07 # # # # #

Em ações distintas realizadas no último fim de semana, equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), ambos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), apreenderam armas de fogo com munições e capturaram em flagrante três suspeitos. As ofensivas aconteceram em Lavras da Mangabeira, Senador Pompeu e Aracati.

Uma equipe do Bepi foi informada, no sábado (11), que um indivíduo identificado por Francisco Dourado da Silva (45), conhecido como “Jero”, estaria guardando, em sua residência, armas de fogo que pertenceriam a uma organização criminosa autora de crimes no município de Lavras da Mangabeira, Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. Com base nas informações, os policiais militares foram até a casa de “Jero”, e com autorização dele, realizaram vistoria na residência. Os PMs encontraram, dentro de um pote de barro que estava cozinha, duas armas de fogo – um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 380 – seis munições cal. 38 e 50 munições cal. 380, além de um carregador de pistola.

Diante dos fatos, Francisco Dourado da Silva foi conduzido à Delegacia Regional de Icó, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Na unidade policial, “Jero” foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Um inquérito foi instaurado e transferido para a Delegacia Municipal de Lavras da Mangabeira que apura o caso.

Prisões do BPRE

Também no sábado (11), duas abordagens realizadas por policiais militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) resultaram nas capturas de dois suspeitos por porte ilegal de arma de fogo. As ações culminaram ainda nas apreensões de armas e de munições.

Os policiais militares patrulhavam na CE-060, em Senador Pompeu (AIS 20), quando avistaram um veículo com um indivíduo em atitude suspeita. Os agentes realizaram a abordagem padrão, e durante a busca veicular, uma pistola 9mm foi encontrada dentro de uma mochila junto a seis munições originais e sete munições recarregáveis do mesmo calibre. Indagado acerca da posse da arma, o suspeito, identificado por Francisco Gilmar Silva Marques (32), informou ser atirador esportivo, contudo, não apresentou a documentação necessária que comprovasse a informação. O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Senador Pompeu, onde foi autuado, em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Já a segunda captura, também no sábado, foi realizada por outra equipe do BPRE, na CE-123, Km 23, em Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Ao ser abordado pelos policiais militares, o condutor de um veículo Pajero Dakar, identificado por Phellip Werner Nunes (34), portava em sua cintura uma pistola municiada com 12 projéteis, bem como um carregador também municiado com outros 12 projéteis. O homem informou que era atirador esportivo, no entanto, ao ser verificada a guia de tráfego, foi constatado que Phillip Nunes estava fora da área permitida para circulação com arma de fogo. Diante, do exposto, foi dada voz de prisão ao motorista, sendo ele conduzido à Delegacia Regional de Aracati, onde foi autuado, em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo.

Balanço de apreensões

Entre janeiro e maio de 2022, as Forças de Segurança do Ceará retiraram 2.846 armas de fogo de circulação. Somente em Fortaleza, foram 863 apreensões, o que representa um aumento de 27,3%, em comparação com o mesmo período, em 2021, quando foram recolhidas 678 armas na Capital. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que disponibiliza informações por meio do seu painel dinâmico.

No Ceará, o acréscimo no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano é estimado em 14%. Enquanto em 2022, as Forças de Segurança apreenderam quase três mil armas, no ano anterior foram 2.497, no mesmo período. Em maio, foram 534 armas recolhidas pelas Polícias Militar e Civil, contra 504, durante o mesmo mês em 2021. O aumento ficou em 6%. Os dados foram divulgados no último 8 de junho.