Operação da Polícia Civil para combater o crime organizado resulta em 16 presos na RMF

22 de abril de 2022 - 10:24 # # # #

Nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (21), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou a segunda fase de uma operação para combater a atuação de um coletivo criminoso que agia na Região Metropolitana de Fortaleza. A ofensiva ocorreu com maior ênfase na cidade de Maranguape – na Área Integrada de Segurança 24 (24) do Estado. Ao todo, 23 mandados judiciais foram cumpridos – sendo, 18 de prisão e cinco de busca e apreensão.

A operação denominada ‘Pulso Firme’ é resultado de investigações que tiveram início com a prisão de um casal que exercia a função de chefia do grupo criminoso na cidade de Maranguape há cerca de um ano. No decorrer das investigações, outros membros da organização, que também exerciam função de liderança, foram identificados. Com os resultados, os investigadores representaram ao Poder Judiciário pela prisão dos envolvidos, após a comprovação da autoria nos crimes de integrar organização criminosa, tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, corrupção de menores e outros.

Durante a operação, as equipes cumpriram 18 mandados de prisão preventiva, sendo que seis alvos já se encontravam em sistemas prisionais. No decorrer das diligências, outras quatro pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico ilícito de drogas. Ao longo da operação, as equipes apreenderam um rifle calibre 44 com cinco munições, uma balança de precisão, cinco aparelhos celulares e dinheiro, além de 445 gramas de maconha embalada para comércio, nove gramas de crack e 100 gramas de pasta base de cocaína.

A operação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), por meio do seu núcleo operacional, e pela Delegacia Metropolitana de Maranguape. Para a ofensiva, foram empregados cerca de 55 policiais civis lotados em diversas delegacias vinculadas ao DPJM na Região Metropolitana de Fortaleza. Todos os presos foram conduzidos para unidades da PC-CE, e recambiados a unidades prisionais. A operação ‘Pulso Firme’ contará com novas fases que serão realizadas em outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Denúncias 

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (85) 3101-2808 , o número da Delegacia Metropolitana de Maranguape.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.