Aesp inicia 3º edição do Curso de Operações Especiais (Coesp) do Ceará

28 de janeiro de 2022 - 16:30 # # # # # # #

45 profissionais de segurança pública participam da capacitação, que é promovida pela Aesp e tem duração de aproximadamente 4 meses

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta sexta-feira (28), a terceira edição do Curso de Operações Especiais (Coesp). O treinamento de cunho tático operacional e de maior envergadura no âmbito das polícias militares no Brasil tem o objetivo de formar profissionais de segurança pública para missões de alta complexidade. Após a formação, os denominados “caveiras”, também estão habilitados a compor o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Neste ano, 45 profissionais participam do Coesp, sendo 36 policiais militares do Ceará; dois policiais militares de Santa Catarina; um policial militar do Acre; um policial militar do Maranhão; dois policiais militares da Paraíba; um policial militar do Piauí; um policial rodoviário federal e um policial penal do Distrito Federal. Para ingressar no curso, eles foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que incluiu Teste de Aptidão Física (T.A.F), Teste de Habilidade Específica (T.H.E.), Teste de aptidão de Tiro (T.A.T.), Investigação Social, e Avaliação Psicológica, além de exames médicos e testagem para Covid-19.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do Coesp/2022, o curso terá uma carga horária de 955 horas/aulas e previsão de término para o dia 20 de maio. Durante o período, os alunos acompanharão instruções teóricas e práticas de gerenciamento de crises e negociação; ações táticas especiais, ações antibombas e contra bombas, segurança de dignitários, operações químicas, operações ribeirinhas, além de operações submersas (mergulho) e operações helitransportadas. O curso também possui paraquedismo operacional, montanhismo e escalada.

Conforme o coordenador do curso, o major da PMCE Paulo Cezar dos Santos Junior, também estão previstos treinamentos fora do Estado. Na ocasião, locais como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/CIOSAC) de Pernambuco e nos Batalhões de Operações Especiais das Polícias Militar do Distrito Federal e da Bahia estarão disponíveis.

A aula inaugural foi ministrada pelo major da Polícia Militar de Santa Catarina, Victor Bomfim Monteiro – Caveira 12 do IV Coesp PMRO – e contou com a presença do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elanio; do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante geral da PMCE Francisco Márcio de Oliveira; do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque e do coordenador de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Ceará, delegado Antônio Pastor, dentre outras autoridades do Sistema de Segurança Pública cearense.

Esta é a 3º edição do curso de operações especiais da história da Polícia Militar do Ceará. O primeiro curso aconteceu em 1996. Já a segunda turma foi realizada pela Aesp, em 2017.