Paraense suspeito de extorsão é autuado pela 2ª vezes em menos de 20 dias após ameaçar comerciantes no Ceará

24 de janeiro de 2022 - 16:39 # # # # # #

Em menos de 20 dias após ser identificado por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), um homem de 29 anos, suspeito de tentar aplicar golpes contra uma mulher no município de Quixadá, foi novamente pegue praticando o mesmo crime. O alvo, que se encontra preso em uma unidade prisional em Pernambuco, foi flagrado nesta segunda-feira (24), tentando cometer o mesmo crime, desta vez, contra uma vítima no município de Aracati – pertencente à Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.

Segundo informações colhidas por policiais civis do Ceará, o homem identificado como Luan Wagner Martinez Silva (29), natural do Pará, mas que se encontra preso no Estado de Pernambuco, tentou aplicar mais uma vez um golpe contra uma mulher em Aracati. Ele já havia sido identificado no dia 6 deste mês, pela PC-CE, quando tentava cometer a mesma ação criminosa contra uma outra vítima em Quixadá.

Conforme as investigações, em ambas tentativas criminosas, Luan Wagner conseguiu o contato dos seus alvos por meio das redes sociais que continham informações iniciais de suas possíveis vítimas, como local, nome e telefone delas. Após o recolhimento desses dados, o homem começa ameaçá-las, cobrando uma quantia em dinheiro. Ainda segundo o que foi apurado, Wagner ameaça suas vítimas se passando por um membro de um coletivo criminoso com atuação na região onde a vítima reside.

Após serem notificados por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O), a Delegacia Municipal de Aracati percebeu a semelhança nas mensagens e áudios passados pela vítima que sofreu as mesmas ameaças em Quixadá, e, após um trabalho de inteligência, conseguiu identificar que as mensagens vinham do mesmo local e pessoa. Com a identificação e localização dele, os investigadores entraram em contato com equipes da Delegacia Regional de Quixadá, bem como tiveram apoio da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (SERES/PE), que apreendeu dois celulares que estavam com o homem.

Diante dos fatos, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de extorsão. As investigações policiais continuam, pois há indícios que ele tentou aplicar o mesmo golpe em pessoas que moram nos municípios de Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Pacajus, Ubajara, Quixadá, Ipu, Barbalha e Russas. A Polícia Civil orienta que as vítimas devem registrar um boletim de ocorrência.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88) 3446-2601, da Delegacia Regional de Aracati. O sigilo e anonimato são garantidos.