Supesp lança Atlas Cearense de Segurança Pública e outras publicações nesta quinta-feira

16 de dezembro de 2021 - 14:24 # # # #

Encerrando a programação de lançamentos de produtos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/CE) em 2021, foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (16), o Atlas Cearense de Segurança Pública, o Planejamento Estratégico 2021-2025 e as Políticas de Gestão de Risco e de Segurança da Informação. A apresentação aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), com a presença do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, do diretor adjunto da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Antônio Clairton Alves de Abreu, do coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, do representante da Coordenadoria Geral de Operações, tenente-coronel da Polícia Militar (PMCE), Jorge Marinho; e o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres. Também estiveram presentes nos lançamentos, os diretores, gerentes e colaboradores da Supesp.

Segundo o superintendente Helano Matos, as publicações fazem parte de um esforço tornar os dados e as análises sobre indicadores criminais mais disponíveis para os gestores da segurança pública. “Alguns desses conteúdos estavam na diretriz estadual de segurança de política da informação e integram o arcabouço jurídico e legal desse tema, por exemplo. O Atlas e o Planejamento Estratégico seguem uma linha de ação similar e compõem as bases do trabalho que é feito na Supesp e como podemos contribuir para as instituições que compõem o sistema de segurança pública cearense”, explicou Helano.

A primeira edição do Atlas foi elaborada com um projeto gráfico visual para facilitar o entendimento sobre dados, pesquisas, análises e estatísticas, e foi desenvolvido e coordenado pela Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas/Supesp) com colaboração da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp).

O Planejamento Estratégico foi desenvolvido pela Diretoria de Estratégia e Segurança Pública (Diesp/Supesp) e ambas as diretorias contribuíram para a elaboração das Políticas de Gestão de Risco e de Segurança da Informação. Com os lançamentos, além do Manual de Operações Integradas, as Cartilhas de Segurança nas Redes Sociais e a Nota sobre Orientação de Gênero e Sexualidade, a Supesp termina o ano de 2021 com sete publicações.

Difusão de conhecimento

Para o diretor da Aesp, Antônio Clairton Alves, o trabalho da Supesp na difusão de conhecimento técnico é muito importante para as forças de segurança. “Parabenizo aqui o que vem sendo feito pela Supesp para tornar funcional esse conhecimento, que contribui decisivamente para a tomada de decisão pelos gestores, viabilizando a atividade operacional e a busca por uma gestão de resultados. Precisamos ampliar ainda mais essa integração Supesp e Aesp”, destacou.

O perito geral da Pefoce, Júlio César Nogueira Torres, reforçou o esforço de integração que é feito na própria SSPDS e se estende para as vinculadas. “Esse papel lembrado aqui tão bem pelo superintendente Helano Matos é fundamental para entendermos o que já conseguimos em termos de segurança pública. É muito bom ter dados como CVLI, CVP, apreensão de armas, de drogas, de maneira didática, objetiva e simples, para nortear nossas atividades no dia a dia”, lembrou Júlio César.