Operação conjunta de combate a incêndios em vegetação é realizada no município de Arneiroz

19 de outubro de 2021 - 18:31 # # # # # # #

Uma operação de combate a incêndios em vegetações é realizada na localidade de Mucuim II, no município de Arneiroz – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. A ação, que iniciou nesse sábado (16) e será finalizada nesta terça-feira (19), tem como objetivo debelar focos em zonas de vegetação seca na zona rural da cidade.
Desde o início da ofensiva, 50 focos de incêndio foram apagados na região.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) utilizaram viaturas. Já a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também empregou uma aeronave para combater às chamas.

A operação conjunta é realizada por equipes do CBMCE, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Ciopaer/SSPDS e da Guarda Municipal de Arneiroz. De acordo com os profissionais de segurança que atuam na ação, alguns incêndios são causados por fatores climáticos, uma vez que o segundo semestre do ano é caracterizado pela quantidade de ventos, associada à ausência de chuvas, que torna o solo e a vegetação mais predispostos ao fogo.

A aeronave Fênix 7 da Ciopaer/SSPDS utilizou uma técnica chamada “Bambi Bucket”, que coleta água e lança sobre o foco de incêndio, combatendo as chamas. Ao todo, foram realizados 30 lançamentos sobre o fogo.