Itarema recebe reforço na segurança com inauguração da base do CPRaio e do Sistema de Videomonitoramento

7 de outubro de 2021 - 16:09 # # # # #

Texto: Daniel Herculano Fotos: Tiago Stille

O município de Itarema inaugurou, nesta quinta-feira (7), a sua base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Central de Videomonitoramento. O governador Camilo Santana, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e o prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro, estiveram presentes na solenidade, que foi transmitida pelas redes sociais do Governo do Ceará.

“Essa base do Raio foi uma das primeiras para cidades acima de 30 mil habitantes. Entregamos 49 (bases), incluindo essa aqui em Itarema. Estamos trabalhando para ter mais 20 bases no Ceará. Uma corporação raiana de 2.533 homens, 1.663 motocicletas, com a maior frota de motocicletas de uma polícia militar no Brasil. E para mim é muito significativo trazer, numa entrega mais cedo, a Praça Mais Infância, uma ação de prevenção; e em seguida, uma base do Raio, que é uma ação de segurança ostensiva da Polícia para os cearenses”, destacou Camilo.

O chefe do Executivo estadual aproveitou para falar também sobre a inauguração do Sistema de Videomonitoramento. “Estamos oficialmente entregando o Raio, que já estava funcionando, mas agora estamos inaugurando também a Central de Videomonitoramento, com 14 câmeras pela cidade. Um equipamento que ajuda a Polícia a trabalhar com tecnologia, com inteligência, e que auxiliarão os novos 29 homens que fazem parte do efetivo do Raio de Itarema. Um trabalho de reforço para a Polícia Militar, com aparato de armas importadas e de última geração, além das motos de 1.000 cilindradas, para combater o crime com mais agilidade”, ressaltou.

O Ceará conta com unidades do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) em 49 municípios espalhados nas principais regiões do Ceará, incluindo a inauguração da base de Itarema. O prefeito da cidade agradeceu não apenas a base do CPRaio, mas agora a inauguração da Central de Videomonitoramento. Elizeu Monteiro destacou números positivos na segurança pública. “O nosso índice de criminalidade, do dia 30 de abril deste ano para cá, após o início do funcionamento da base do Raio, reduziu em 80%. É um avanço muito grande para o município, mostrando o quão importante para a segurança é um equipamento como esse”, agradeceu.

A base do Raio em Itarema conta com o efetivo de 29 policiais militares, um oficial comandado, 12 motocicletas e uma viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo no referido município, bem como nas localidades mais próximas. Aliadas às ações dos raianos, o município agora conta com 14 câmeras de Videomonitoramento, compondo o conjunto com outras 48 Centrais de Videomonitoramento em todo o Estado, totalizando 3.333 câmeras no total.

“O Raio é sinônimo de efetividade e de resultado. E os números positivos apresentados pelo prefeito só comprovam isso e nos dá mais um sinal de que estamos no caminho certo. Continuaremos avançando, e para isso, teremos a dedicação permanente para garantir a paz e a tranquilidade dos cidadãos de Itarema. Além disso, trago um dado a mais: aumentamos o número de prisões, de apreensões de drogas e armas, comparando com o mesmo período do ano passado. O Raio aumentou ainda mais seus resultados, que já eram excelentes, e para quem não sabe, 1/3 de todas as armas apreendidas e retiradas das ruas, do Ceará, são de ações do Raio”, apontou Sandro Caron, titular da SSPDS.

Policial militar vindo do 14º Batalhão de Maracanaú, o cabo Lima Silva decidiu ingressar no Raio, passando por um intenso e rígido treinamento de seis semanas, que o capacitou para o serviço operacional no dia a dia. “Fui transferido para Itarema, e desde então, sou muito feliz de servir aqui, junto com todos meus companheiros raianos, pessoas abdicadas e que trabalham firmemente para combater o crime na Região”, disse o PM, pontuando que os altos índices de violência na cidade ficaram no passado. “Temos muita movimentação na cidade, e conseguimos frear os números negativos. Ter uma base aqui na região é fundamental, e temos atuado com um trabalho de excelência, com dedicação exclusiva de todos os policiais que compõem o raio da região”, disse.

Unidades do CPRaio

Além da Capital, são 13 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 35 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.533 policiais militares atuando em 49 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.663 motocicletas e 89 viaturas.

A formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Interiorização do Raio

O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Acopiara, Itarema e Jaguaribe. Ou seja, o Raio opera hoje em todos os municípios mais populosos do Ceará. Estão previstas mais 20 bases a serem inauguradas no interior.

Estiveram presentes, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o deputado estadual, Romeu Aldigueri, o deputado federal Robério Monteiro, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, o tenente-coronel Kilderlan Nascimento, comandante do CPRaio no Ceará, além de outros prefeitos e prefeitas da região, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.