SSPDS e Supesp apresentam o sistema Rotas de gerenciamento de viaturas

24 de setembro de 2021 - 17:14 # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), apresentou, nesta sexta-feira (24), o sistema de Registro de Operações Táticas e Ações de Segurança (Rotas), que aprimora o gerenciamento do emprego de viaturas nas ruas do Estado, otimizando a utilização dos veículos e o atendimento de ocorrências. Na ocasião, os gestores da segurança pública do Ceará conheceram as novas instalações da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), sob a coordenação do superintendente, Dr Helano Matos.

A apresentação foi feita pelo coordenador da Cotic, Luciano Freire, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software. “O Rotas já está funcionando na Ciops e é mais uma ferramenta tecnológica de combate ao crime que nos ajudará na melhor utilização das viaturas. A Ciops saberá detalhes de posicionamento dos veículos, além de traçar cercas para que atuem em determinado perímetro de uma ocorrência ou operação, entre outras funcionalidades”, afirmou Luciano.

Participaram do lançamento do Rotas o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; o secretário executivo, Samuel Elânio; o secretário de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales; o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Ronaldo Roque; o perito geral da Perícia Forense, Júlio César Nogueira Torres; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Clairton Abreu; e a coordenadora de Planejamento Operacional (Copol), Socorro Portela, além de gerentes e diretores da Supesp.

Instrução  

A Supesp dará continuidade aos treinamentos das equipes de profissionais de segurança para a aplicação do Rotas. O superintendente Helano Matos destacou que o Rotas possui tecnologia avançada e moderna. “Acredito que comparado a outros sistemas que já tenho visto, não vi nenhum desse nível. Estamos mais uma vez na ponta sendo referência, procurando facilitar o trabalho humano, que é o protagonista, com as ferramentas tecnológicas”, afirmou Helano Matos.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, lembrou que a SSPDS tem como objetivo traçar políticas gerais e buscar recursos para os órgãos de segurança. “O Rotas surgiu graças ao conhecimento em segurança da Ciops e da equipe da Cotic. Tenho certeza que vai ser um grande avanço para Polícia Militar, principalmente, e para todos os integrantes das forças de segurança. Nós temos uma meta de a cada dois meses lançar uma ferramenta e estamos cumprindo”, destacou Sandro Caron.

Inauguração oficial das novas instalações da Supesp

Após o lançamento do Rotas, os gestores da segurança participaram da cerimônia de descerramento da placa comemorativa das novas instalações da Supesp, acompanhados pelo superintendente Helano Matos e o secretário Sandro Caron. Os gestores visitaram todos os setores da Supesp e conheceram melhor o funcionamento de cada uma e como aconteceu a reestruturação das diretorias e gerências, além da reestruturação de pessoal.