SSPDS/CE e CDL discutem estratégias de segurança em shoppings e corredores comerciais

26 de agosto de 2021 - 17:52 # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) discutiu, em reunião nesta quinta-feira (26), com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), estratégias que fortaleçam o trabalho da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), nas imediações de shoppings centers, corredores comerciais e agências bancárias.

“Já existe um diálogo permanente, principalmente com as áreas de segurança de shoppings. Então, hoje foram discutidas sugestões para melhorar essa parceria, como o fluxo de informações entre os estabelecimentos comerciais e a segurança pública. Além disso, foram sugeridas situações de posicionamento da Polícia Militar em áreas na rua para coibir furtos, e ações da Polícia Civil, no que diz respeito à investigação sobre grupos que praticam assaltos a esses estabelecimentos comerciais. Posso dizer que foram feitas sugestões dos shoppings para a segurança pública e da segurança pública para os shoppings”, pontua o gestor da SSPDS/CE, Sandro Caron.

O uso das ferramentas tecnológicas como o Sistema Agilis, e a inteligência da SSPDS/CE também foram pontuados no encontro. De acordo com o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, a integração entre as Forças de Segurança e o reforço do policiamento ostensivo, por meio de Indenização de Reforço ao Serviço Operacional (IRSO), e uso de bicicletas em áreas estratégicas são fundamentais para a manutenção do bem-estar.

“É muito importante que exista essa integração com o setor lojista, tanto do centro da cidade, como de shoppings, para que eles nos passem suas demandas e a gente possa traçar as estratégias. Já executamos algumas práticas, e com esse feedback, as ações serão intensificadas. O início da Operação Centro Seguro, por exemplo, já é discutido internamente. A Polícia Militar é permanente, o que fazemos é agir conforme as manchas criminais analisadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)”, explica.

Na reunião, os representantes dos shoppings de Fortaleza apresentaram seus pontos de vista sobre ações necessárias para garantir o fortalecimento da segurança e agradeceram a presença dos gestores da SSPDS/CE. “Isso é importante para coibir os crimes, não somente ao redor dos shoppings, mas no Centro de Fortaleza e na Avenida Monsenhor Tabosa”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza.

Alerta Celular

Durante a coletiva de imprensa na sede da CDL Fortaleza, o secretário Sandro Caron anunciou uma parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco para a implantação da ferramenta Alerta Celular no Ceará. “Criaremos um espaço no site da SSPDS e cada cidadão poderá registrar os dados do aparelho, como o IMEI. Caso a Polícia Militar faça alguma abordagem, vai identificar que aquele celular não pertence à pessoa e fará a prisão por receptação, além de facilitar a restituição do aparelho”, detalha.