Polícia Civil do Ceará captura suspeitos de roubo a joalheria de shopping no bairro Presidente Kennedy

20 de agosto de 2021 - 12:42 # # # # # # #

Um trabalho investigativo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na prisão de três homens envolvidos em assalto a uma joalheria no bairro Presidente Kennedy, dois dias após a ação criminosa. Um dos suspeitos entrou na joalheria do shopping, anunciou assalto após fingir ser cliente do estabelecimento, pediu para ver peças do mostruário subtraindo as joias. A ação criminosa ocorreu na tarde da última segunda-feira (16) sendo registrada pelas câmeras de segurança da joalheria. Parte do material subtraído foi recuperado.

Três integrantes do grupo criminoso foram capturados por policiais civis em Fortaleza. As prisões ocorreram na tarde do dia 18. Os detalhes das ações policiais foram divulgados nesta manhã (20), em coletiva de imprensa, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Fortaleza.

De acordo com levantamentos da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), o grupo estava sendo investigado pela participação em outras ações criminosas registradas na Capital.

Participaram da coletiva, o delegado geral adjunto da PC-CE, Márcio Gutiérrez; o delegado titular da DRF, Rommel Kerth; e o diretor do DHPP, Harley Filho.

Ação dos criminosos

Os alvos da operação da PC-CE são responsáveis por roubos ocorridos na região do Eusébio, totalizando um prejuízo estimado em mais de um milhão de reais. “Identificamos os integrantes do grupo em várias imagens, por meio dos trabalhos investigativos e do serviço de inteligência. No roubo da joalheria, após subtrair os objetos, um dos suspeitos saiu do estabelecimento e desapareceu com apoio de outros integrantes que estavam nas imediações do shopping. Parte dos objetos foi recuperado pela Polícia Civil. As investigações continuam com o objetivo de identificar e prender os demais criminosos”, explica Rommel Kerth, delegado titular da DRF.

De imediato, diligências iniciaram com apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do serviço de inteligência da PCCE a fim de descobrir o paradeiro de outros indivíduos e capturá-los para devolver os bens ao proprietário do estabelecimento.

Prisão dos suspeitos

Ruan Pablo da Silva Lima (18), José Luciano de Oliveira Júnior (21), que já responde por roubo, e Nicolas Ferreira de Medeiros (25), sem antecedentes anteriores, foram capturados na tarde da última quarta-feira (18), dois dias depois de praticarem a ação criminosa. Os suspeitos foram indiciados por associação criminosa armada além de roubo qualificado. O grupo criminoso é investigado ainda por outros roubos a pelo menos seis lojas de uma mesma rede em Fortaleza e Região Metropolitana. A operação aconteceu com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Polícia Civil restituiu parte das joias roubadas à vítima e está em diligências a fim de capturar outros envolvidos no roubo. A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) está à frente das investigações para elucidar o caso.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser feitas ainda para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), pelo número (85) 3101-1140. O sigilo e o anonimato são garantidos.