Bepi da PMCE já apreendeu mais de 2 mil munições e 228 armas de fogo em 2021

29 de julho de 2021 - 10:57 # # # # # # # # #

Quem percorre o interior do Ceará, seja nas divisas ou na zona rural, se depara com a atuação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Só neste ano, já foram mais de 2 mil munições e 228 armas de fogo apreendidas no Estado pelos profissionais de segurança especializados. Entre o armamento retirado de circulação estão quatro fuzis que pertenciam a um grupo criminoso envolvido em uma ação criminosa contra um carro-forte, na cidade de Piquet Carneiro – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22). À época, o Bepi efetuou as prisões de três suspeitos oriundos de outros estados, dois dias depois do crime.

O trabalho do Bepi se divide nas atuações da Companhia de Operações de Divisas (COD) e da 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar). Durante este primeiro semestre, já foram realizadas 333 capturas por crimes, com 293 procedimentos lavrados em delegacias da Polícia Civil no Estado. Esse balanço integra os números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com mais de 17 mil prisões e apreensões em flagrante e por mandados de prisão cumpridos só no primeiro semestre de 2021.

As ações do Bepi resultaram ainda nas apreensões de 2.660 munições, 108 revólveres, 84 espingardas, 32 pistolas, quatro fuzis, 83 veículos e 233 celulares. Quando se trata de entorpecentes, foram aproximadamente 49 quilos de maconha, 7,7 quilos de cocaína e 2,7 quilos de crack. Em dinheiro proveniente de práticas ilícitas, foram apreendidos quase R$ 70 mil.

“O Bepi age como força de suplementação no interior do Estado em horários mapeados pela nossa inteligência e pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), onde a atuação deles vem dando um enorme resultado no que diz respeito à diminuição de crimes contra instituições financeiras e outros crimes, como o porte ilegal de arma de fogo, o tráfico de drogas e os homicídios”, revela o coronel Márcio Oliveira, comandante geral da PMCE.

O impacto das ações nos indicadores criminais

As equipes especializadas protagonizam, junto às equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Sistema de Videomonitoramento, as ações de combate aos crimes nas regiões interioranas, especialmente contra instituições financeiras.

Esse reforço impactou na redução desses crimes, que apresentaram retração de 57% nas ocorrências em todo o Estado, no quadro comparativo entre o primeiro semestre dos anos de 2021 e de 2020. Entre os meses de janeiro e junho de 2021, foram registradas três ocorrências, enquanto no mesmo período do ano de 2020, ocorreram sete casos.