Para fortalecer policiamento de proximidade, 37 PMs são formados em curso especializado

26 de julho de 2021 - 14:02 # # # # # # #

Com o objetivo de promover cada vez mais uma atuação qualificada na prevenção de crimes e na resolução de conflitos, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou mais uma formatura de uma turma do Curso de Policiamento de Prevenção Especializada, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A cerimônia ocorreu na sexta-feira (23), em Fortaleza. Ao todo, foram 37 PMs formados e que deverão atuar imediatamente sob os pilares do policiamento comunitário. A previsão é que outras duas turmas ocorram até o fim deste ano.

O encerramento contou com as participações do coronel comandante geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira; do comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMCE, coronel Luiz Martins; da assessora de comunicação da PMCE, tenente-coronel Fátima de Paula; do comandante do Batalhão de Prevenção Especializada (BPEsp), major Messias Mendes; e do comandante da 1ª Companhia do 19° Batalhão, capitão Dyego Barcelos.

“O curso tem o escopo de habilitar policiais para o exercício de atividade especializada da PM que foca na prevenção, em especial naqueles casos que envolvem situações de alta complexidade, como violência contra a mulher, crimes sexuais, violência contra idosos e deslocamento forçado de moradores e coações de organizações criminosas”, destacou Messias Mendes.

Em 2020, mesmo com as medidas restritivas em razão da Covid-19, a então Assessoria de Policiamento Comunitário (APCom), como era conhecido o Batalhão de Prevenção Especializada, formou cerca de mil policiais militares para atuarem em comunidades e demais regiões em situações de vulnerabilidade social.

Formação

Com a duração de 80 horas/aula, o curso aborda aulas teóricas e práticas focando em disciplinas de inteligência aplicada, rede de atenção e cuidado como estratégia de segurança pública e mediação de conflitos. “O curso também tem uma parte que a gente chama de oficina de vivenciamento, onde os policiais são inseridos dentro de grupos especializados em prevenção da Polícia Militar, em que o profissional tem a oportunidade de vivenciar as atividades do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv), do Grupo de Segurança Comunitária (GSC), do Grupo de Segurança Escolar (GSE) e também das bases de policiamento comunitário”, pontuou Messias Mendes.

Muitos dos policiais militares formados pelo BPEsp serão empregados também nas bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na sua essência, o Proteger tem como foco a atuação em microterritórios que reúnem um conjunto de características específicas, definidas em metodologia própria desenvolvida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O programa foi idealizado para abranger prioritariamente comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social, onde se faz necessária uma atuação mais incisiva das forças de segurança. No dia 8 de julho deste ano, as normas e legalização do Proteger foram aprovadas na Assembleia Legislativa do Ceará.

A importância do curso para o profissional de segurança

Em destaque, esteve o 2º Sargento PM Rômulo Eustaquio, que alcançou o primeiro lugar de referência no curso devido aos bons resultados alcançados durante a capacitação. O comandante destaca que existe uma procura grande por parte dos policiais militares que demonstram cada vez mais interesse em se capacitarem para atuar no policiamento de proximidade da população;

“O curso tem uma grande procura porque os policiais vão transmitindo, no boca a boca, o quão importante foi o curso no reordenamento e a ressignificação do cerco policial em uma democracia e o quanto o policial se sente útil ao aplicar técnicas não-convencionais no enfrentamento à violência, conseguindo de fato resolver problemas da sociedade a partir do esforço institucional e das técnicas que são ensinadas durante o curso de nivelamento”, revelou.

As próximas turmas do Curso de Policiamento de Prevenção Especializada estão previstas para os meses de agosto e setembro deste ano.