Polícia Civil prende suspeito de participação na morte de recém-nascido em Graça

22 de abril de 2021 - 18:34 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu um homem de 43 anos, suspeito de participação na morte de um recém-nascido, ocorrida no último dia 9 de abril. A prisão aconteceu no último sábado (17), no município de Graça, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, mesmo município em que o crime aconteceu. A mãe da vítima também é investigada e é procurada pela Justiça.

De acordo com as investigações, o homem, sem antecedentes criminais, se relacionava com a mãe do bebê há algum tempo. Os dois se conheceram há três anos e se aproximaram nesse período. Nos dias que antecederam à morte do recém-nascido, a mulher, identificada como Antônia Artenilda do Nascimento (29), natural de Varjota, foi pedir abrigo ao homem por não ter onde ficar com os dois filhos em Graça.

Em depoimento, o suspeito negou que o bebê fosse maltratado, embora chorasse bastante. No dia em que o óbito foi comunicado às autoridades, o homem trabalhava em uma oficina e teria sido chamado às pressas pela companheira, pedindo ajuda com o filho recém-nascido, que estava passando mal. O socorro médico foi chamado, mas a vítima já havia falecido.

Um laudo pericial foi solicitado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que constatou que a causa da morte do recém-nascido foi em razão de asfixia mecânica causada por obstrução das narinas e da boca. Além disso, foi detectada uma lesão no crânio no bebê.

De posse das informações, a PCCE solicitou dois mandados de prisão preventiva contra o casal. “Os dois são suspeitos porque eram os únicos que estavam com a vítima”, explicou o delegado Afonso Timbó, titular da Delegacia Municipal de Varjota, que investiga o caso. “Diante das conclusões do laudo, saíram os mandados de prisão para a mãe da criança e para o companheiro com quem ela morava. Prendemos ele, mas precisamos capturar ela”, completou.

Ainda segundo o delegado, Antônia Artenilda já era investigada por negligência nos cuidados com os filhos. “No total, são três processos envolvendo os filhos, um deles é sobre um pedido de destituição familiar, quando os responsáveis descumprem suas responsabilidades diante dos menores”.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (88) 3639-4111, da Delegacia Municipal de Varjota, ou (88) 3641-1337, da Delegacia Municipal de Pacujá. O sigilo e o anonimato são garantidos.