Colaboradores da Aesp participam de curso online sobre Gestão de Contratos Administrativos

12 de abril de 2021 - 16:12 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP/CE), promove até a próxima sexta-feira (16), uma turma exclusiva do Curso Online de Gestão de Contratos Administrativos. A capacitação é direcionada aos servidores que atuam direta ou indiretamente nos setores de compras e licitações e tem o objetivo de proporcionar conhecimentos práticos ligados à fiscalização e gestão de contratos administrativos na esfera pública.

O curso acontece por meio de uma sala virtual no Google Meet e possui uma carga horária de 15 horas/aula, contemplado em seu conteúdo programático a introdução, os princípios e as noções gerais de administração pública; licitação; instrumentos do orçamento público; receita e despesa pública; fracionamento e ordenamento de despesas; contrato administrativo; fundamentação legal; subcontratação; formalização; cláusulas, vigência e termo aditivos contratuais; serviços continuados; registro de preços; termo de apostilamento; anexos contratuais; garantia, publicação e execução contratual; fiscalização e recebimento do objeto contratual; inexecução, rescisão e sanções; sistema de registro de preços; gestão de contratos e/ou gestor de contratos; gerenciamento eficaz de contratos administrativos, perfil, atribuições e responsabilidades do gestor do contrato; falhas frequentes e controle na administração pública.

Segundo a instrutora do curso, Rosângela Araújo da Silva, que atualmente exerce a função de Articuladora da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), é muito importante o zelo e a consciência que os gestores estão tendo sobre coisa pública. “Essa oportunidade que os colaboradores estão tendo para se reciclar e capacitar é ímpar. Isso mostra que a gestão está antenada com seu maior tesouro, que são as pessoas, porque as repartições são feitas de pessoas e quando se tem as pessoas qualificadas a possibilidade de você acertar é quase 100%”, frisa a consultora.

Para o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Aesp, Nartan Andrade, é fundamental proporcionar boas condições para que os servidores possam cada vez mais se capacitar. “Esse curso vai trazer um ganho impressionante à eficiência e ao resultado que vai se aprimorar cada vez mais. A gente considera que ao fazer esse curso, o profissional vai se sentir mais seguro e altamente habilitado para conduzir os contratos que estão aqui a cargo da Academia. Não se faz uma gestão de maneira eficiente, sem um pessoal qualificado e preparado para contribuir com a gestão”, afirma o gestor.

Para o inspetor de Polícia Civil, James Viana, que participa da capacitação, o curso é uma demonstração de valorização do colaborador, “A expectativa sobre o curso é de adquirir conhecimento e poder contribuir para uma gestão de contrato ainda mais eficaz”, conclui o policial.

Cerca de 40 servidores participam do treinamento, incluindo gestores de contratos e servidores que atuam na área de Gestão de Contratos Administrativos da Aesp/CE. Alguns profissionais da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participam na condição de convidados.