Polícia Civil do Ceará transfere “Robson Luxúria” para Bahia

25 de fevereiro de 2021 - 11:50 # # # # #

Sob um forte esquema de segurança, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) transferiu, nessa quarta-feira (24), um homem identificado como Robson de Jesus (36), o “Robson Luxúria”, para o estado da Bahia. O homem, preso em janeiro deste ano em Iguatu, é suspeito de chefiar uma organização criminosa e é investigado por envolvimento em cerca de 200 homicídios ocorridos no estado baiano. A ação sigilosa foi realizada por policiais civis da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) do Ceará com o apoio operacional de equipes da Secretaria da Administração Penitenciária do (SAP) do Ceará.

Planos do foragido no Ceará

Uma vida de luxo e ostentação. Era assim que viviam o foragido da Justiça baiana Robson de Jesus (36), o “Robson Luxúria”, e sua companheira Rafaele Morgana da Silva de Jesus (30). Há três meses no Ceará, eles moravam em uma casa de alto padrão em um bairro nobre de Iguatu, município pertencente à Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. Os planos do casal foram interrompidos no dia 12 de janeiro, quando, após uma ação integrada das Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE) do Ceará, a dupla foi capturada.

Conforme o delegado Marcos Sandro, titular da Delegacia Regional de Iguatu e responsável pelas investigações, a dupla tentava se estabelecer no Ceará e tinha um plano ambicioso: montar uma clínica de estética em nome de Rafaele Morgana na cidade, conforme detalhamento do delegado. Por lá, eles lavariam o dinheiro oriundo do tráfico de drogas do coletivo criminoso da Bahia no qual Robson é investigado por exercer posição de chefia.

Captura

“Robson Luxúria” foi preso em casa, em uma mansão localizada no bairro Planalto, em Iguatu. Contra ele, existiam quatro mandados de prisão em aberto. Todos oriundos do Poder Judiciário da Bahia, onde as investigações apontam que ele está envolvido em cerca de 200 homicídios.

Os bens apreendidos com o casal fazem jus à forma como Robson de Jesus, ou “Robson Luxúria”, ficou conhecido. Entre os bens apreendidos estavam 47 relógios importados, além de joias e aparelhos telefônicos de última geração. O veículo utilizado pelos suspeitos, uma Hilux cinza, havia sido comprado há 20 dias antes da prisão e o pagamento dela, de R$ 210 mil, foi feito à vista. Outro fato que chamou atenção dos policiais foi a quantidade de chips de celular apreendidos em poder do suspeito: 29 no total. Também foi apreendida uma adaga, que representa poder no grupo criminoso que ele chefia.

Na mesma noite do dia da prisão, em um forte aparato de segurança, Robson foi transferido de Iguatu, por meio de uma aeronave da Coordenadoria de Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para a Capital cearense, onde foram iniciadas as tratativas para recambiamento do preso para Bahia, o que acabou ocorrendo ontem (24).

Veículo à disposição da Polícia

O veículo Toyota Hilux, apreendido durante a prisão de ‘Robson Luxúria’, que foi comprado à vista por R$ 210 mil, foi convertido para o uso da Delegacia Regional de Iguatu. O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário após solicitação da PCCE.

A ação policial que resultou na prisão do casal foi realizada pela PCCE, por meio da Delegacia Regional de Iguatu e o Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por intermédio do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

As equipes policiais chegaram ao esconderijo do foragido da Justiça após uma investigação que durou três meses. Robson foi capturado após os policiais localizarem o carro utilizado por ele e pela companheira para se deslocarem pelas ruas de Iguatu sem serem notados. O veículo foi interceptado pelos policiais. Nela estava a companheira do suspeito, que levou os policiais até a residência do casal. No local, Robson, que se apresentava no Ceará com um nome falso, foi rendido e preso.