SSPDS lança ferramenta Status para identificação de manchas criminais e tomadas de decisão

4 de fevereiro de 2021 - 16:03 # # # # # # #

Mais uma importante ferramenta de tomada de decisão no combate ao crime foi apresentada, nesta quinta-feira (4), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status) consiste no uso de inteligência analítica para dados criminais, utilizando a ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial. Por meio dela, os gestores direcionarão suas ações a partir da identificação das “manchas criminais” em cada território. O treinamento de membros do alto comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o uso do Status teve início hoje (04).

A ferramenta foi desenvolvida pelo projeto Inteligência Científica e Tecnológica Aplicada à Segurança Pública, que é parte do Programa Cientista Chefe e fomentado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap/CE), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sob a gestão da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A apresentação ocorreu com a presença do secretário da SSPDS, Sandro Caron; do secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga; do secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano de Assis Sales. O coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira, e superintendente da Supesp, Helano Matos também integraram a mesa.

“Estamos aqui lançando uma ferramenta de gestão que dará um grande apoio para a Polícia Militar, para o policiamento ostensivo e preventivo”, destacou Caron. O gestor aproveitou para elogiar a atuação dos profissionais de segurança cearenses. “Uma das coisas que mais me encanta na Segurança Pública do Ceará são as respostas rápidas, são os grandes profissionais que aqui encontrei. E da parte da Secretaria, toda a nossa linha, é sempre buscar junto ao Governo, a valorização dos profissionais, as melhores condições de trabalho e de prover, para as áreas operacionais, as ferramentas tecnológicas de ponta”, disse.

“A Polícia Militar, como a maior vinculada e como a que possui a maior força operacional em razão do contingente e da área que abrange, vai se engajar plenamente na execução desses processos. Como o secretário sempre cita: ou todo mundo ganha junto, ou todo mundo perde junto. Eu tenho certeza que ganharemos todos juntos, porque o objetivo é um só, o foco é um só, e todos aqui são excelentes profissionais incumbidos dos melhores propósitos”, ressaltou o comandante geral da PMCE, Márcio de Oliveira.

STATUS

Essa primeira etapa consistiu na apresentação do programa Status, bem como o treinamento dos oficiais que ocupam cargos estratégicos na Polícia Militar do Ceará (PMCE). A capacitação sobre o funcionamento da ferramenta foi ministrada pelo estatístico da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Thiago Oliveira.

As principais funcionalidades do sistema consistem no uso de estatísticas qualitativas das ocorrências importadas por semana, mês e ano; uso de cenários a partir de cadastros de indicadores criminais; apresentação visual do ambiente por meio da realização das análises de mapas; análise de estatísticas por principais tipos criminais, entre outros.

“É uma ferramenta de inteligência analítica para dados criminais, para tomada de decisões. Gosto sempre de enfatizar que cada ferramenta possui a sua característica. A base de dados do Status vem do SIP3W (Sistema de Informação Policial) e da Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança) e buscam dados reais. A mancha criminal que é gerada a partir dela é de dados científicos”, disse o superintendente Helano Matos.

O cronograma também prevê o treinamento sobre o sistema para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), se estendendo ainda para as unidades de ambas as corporações no interior.