Peritos participam de treinamento para aprimoramento de técnicas para coleta de vestígios

28 de janeiro de 2021 - 15:23 # # # # # #

Os peritos criminais do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), realizaram, nessa quarta-feira (27), um treinamento para o aperfeiçoamento de técnicas para a coleta de vestígios biológicos em locais de crime. A capacitação ocorreu com objetivo de aprimorar as habilidades dos peritos em coleta de impressões digitais e material genético para análise de DNA Forense.

A atividade de aprimoramento foi ministrada por peritos do Laboratório de Impressão Papiloscópica (LIP) e do Núcleo de Bioquímica e Biologia Forense (NBBF), ambos da Pefoce.

De acordo com o perito criminal e supervisor do Nupex, Rogério Alexandre, é fundamental que os peritos que atendem locais de crime estejam sempre aprimorando suas técnicas para coletar os vestígios com qualidade. “Os peritos da externa atendem vários tipos de ocorrências que necessitam dessa coleta dos vestígios, então é importante ter sempre esse treinamento direto com as equipes dos laboratórios de Papiloscopia e DNA”, explica.

Constância

Um dos peritos que participou do treinamento foi Jesus Ferreira Sales, que possui 17 anos de atuação como perito criminal. Para ele, que acumula diversos cursos e treinamentos ao longo de sua carreira, a atividade recém-executada foi mais uma oportunidade de melhorar seu conhecimento. “Apesar de que a gente já sabe das técnicas para usar nos locais de crime, é sempre importante ir se aprimorando e treinando sempre. Já fiz vários cursos e sempre que eu posso estou participando dos treinamentos para me aprimorar”, disse.

O perito Menezes Júnior, do LIP, deu instruções aos peritos do Nupex sobre como identificar, registrar e coletar de maneira eficiente as impressões digitais de determinados locais. Esse tipo de vestígio pode comprovar e/ou indicar participação e autoria de suspeitos em crimes.

Já para a coleta do vestígio biológico para extração do DNA, a perita legista Lyara Barbosa Nogueira ensinou quais são as técnicas, insumos e instrumentos adequados para se realizar uma boa coleta de material biológico e armazenamento adequado.

Ainda de acordo com o supervisor da Perícia Externa, Rogério Alexandre, a Pefoce é uma grande incentivadora da integração das coordenadorias internas visando sempre o diálogo entre as equipes e o resultado dos laudos. “Uma boa coleta do material vai dar melhores chances para uma boa análise laboratorial, e assim uma atividade complementa a outra. Por isso, o treinamento é importante para a integração das equipes e melhorar cada vez mais a qualidade dos laudos”, concluiu.