SSPDS e Associação de Motoristas de Aplicativo se reúnem para discutir resultados e ações

21 de janeiro de 2021 - 17:00 # # # # # # # # #

Seguindo com os diálogos que objetivam a segurança de motoristas que prestam serviço aos aplicativos e também passageiros, a cúpula da Segurança Pública cearense se reuniu, mais uma vez, com os representantes da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará (AMPIP/CE), na manhã desta quinta-feira (21), em Fortaleza. Durante o encontro foram iniciadas as tratativas para integração de sistemas e troca de informações em tempo real entre os veículos e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), demanda proposta pela própria Secretaria no ano passado em encontros anteriores com a categoria. A reunião também tratou do aprimoramento do trabalho ostensivo e preventivo das Polícias.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; e o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira, compuseram a mesa. Em razão da integração de sistemas, também participaram o coordenador de Operações de Segurança (Ciops), coronel Aristóteles Coelho; e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Luciano Freire.

“Essa reunião já vem de uma continuidade de encontros mensais ocorridos no ano passado para estabelecer estratégias em que a Secretaria mantém um permanente diálogo com os representantes das categorias de motoristas de aplicativo, sempre buscando a segurança de todos os cidadãos do Estado do Ceará, a esses profissionais e a todos aqueles que utilizam esse serviço. A iniciativa vem dentro de um permanente diálogo na busca de estratégias sempre pelo bem da sociedade”, destacou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

O gestor aproveitou para ressaltar a Operação Corrida Segura, que ocorre desde 2020 na Grande Fortaleza. Em uma dessas ações, ocorridas nessa quarta-feira (20), policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE efetuaram a prisão de Felipe Tavares do Nascimento, 24 anos, quando este se preparava para roubar um motorista, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. O suspeito já responde criminalmente por tentativa de homicídio, receptação, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito. Com ele, foi encontrado um simulacro utilizado para ameaçar a vítima. O flagrante foi lavrado no 32º Distrito Policial (DP).

“A Secretaria da Segurança Pública segue permanentemente com a Operação Corrida Segura em que há permanentes abordagens de grandes quantidades de veículos de aplicativos, buscando a segurança de todos. E tivemos, em razão dessa operação, uma série de prisões, mas também uma série de crimes evitados, que é o principal objetivo”, disse.
Caron aproveitou para ressaltar as rápidas respostas dadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na solução de crimes, como homicídios e latrocínios. “Destaco também que a Polícia Civil, sempre que ocorrem fatos com gravidade, vem dando respostas rápidas, como uma operação ocorrida essa semana, além de várias investigações e serviços deflagrados nos últimos meses”.

PCCE prende segundo suspeito de latrocínio contra motorista de aplicativo em Fortaleza

“Na reunião falamos o que a Secretaria da Segurança já está desenvolvendo e o que será desenvolvido futuramente. Tivemos um avanço muito grande com os recentes diálogos, com a realização de muitas abordagens aos motoristas de aplicativo, e isso é muito positivo. Agora, tratamos sobre um avanço tecnológico que teremos em breve e que aprimorará a segurança de todos os profissionais”, destacou o presidente da Associação de Motoristas Privados Individuais de Passageiros do Ceará, João Evangelista.