Com apoio do Nuvid, PMCE captura quatro suspeitos de envolvimento em homicídios com armas de fogo e veículo roubado

27 de novembro de 2020 - 11:37 # # # #

Em ação rápida e com auxílio de inteligência artificial, aplicada ao Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou a captura de quatro suspeitos por envolvimento em dois homicídios ocorridos nessa quinta-feira (26). A apreensão aconteceu na BR 116, no bairro Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Os suspeitos estavam em um carro roubado e possuíam três armas de fogo.

A composição policial estava patrulhando em sua área de atuação, quando foi informada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobre um automóvel com registro de roubo e com suspeita de participação em dois homicídios, ocorridos naquele mesmo dia, que estava trafegando na BR 116, próximo ao terminal de Messejana. Com as informações, os PM iniciaram as diligências em busca de localizar o veículo informado.

Após identificar o carro citado na denúncia, os policiais fizeram o acompanhamento tático e abordaram os suspeitos, que foram identificados como sendo dois adultos e dois adolescentes. Durante a busca pessoal, foram encontrados dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 380, 12 munições calibre 38, 15 munições calibre 380, uma balaclava e um aparelho celular, além do veículo, que constava como roubado. Questionados sobre a participação nos homicídios, os indivíduos negaram envolvimento.

Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram ouvidos. Os adolescentes, ambos de 17 anos, já possuíam Atos Infracionais. Um deles tem registros por receptação, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo. O outro, por receptação, dano e tráfico de drogas. Contra eles, foi registrado um Ato Infracional análogo aos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e receptação.

Os adultos, identificados como Altamir Helder Dias Fernandes (18), com passagens por roubo e Weverton Luan Pereira da Silva (20), com antecedentes criminais por tráfico de drogas, foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e corrupção de menores. O proprietário do veículo roubado, que já havia registrado Boletim de Ocorrência (BO), foi informado sobre a recuperação do automóvel. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) segue investigando o caso a fim de esclarecer o envolvimento dos suspeitos com os homicídios.

Homicídios

Equipes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foram acionadas para atender duas ocorrências de homicídio, ocorridas nessa quinta-feira (26).
O primeiro caso aconteceu no bairro Ancuri e vitimou João Victor Santos (18). A vítima do segundo caso foi identificado como Fábio Jean Oliveira de Souza Júnior (20), no bairro Santa Maria, ambos na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. As vítimas, que não tinham passagens pela polícia, foram atingidas por disparos de arma de fogo e não resistiram aos ferimentos, indo a óbito. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram nos locais de crime e colheram as primeiras informações. Conforme os levantamentos realizados, o veículo apreendido em Messejana, teria participação nos dois crimes. A 3ª Delegacia do DHPP investiga os casos.