Aesp realiza Curso de Patrulhamento Urbano para policiais militares  

29 de outubro de 2020 - 16:31 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realiza, até o dia 7 de novembro, a qualificação de vinte e dois policiais militares na XXI edição do Curso de Patrulhamento Urbano (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A capacitação objetiva habilitar os agentes de segurança para compor o efetivo do 1º Batalhão de Polícia de Choque, tropa que atua em operações de apoio ao policiamento ostensivo geral.

Para o tenente do 1° BPChoque, Rafael Araújo Almeida, que está coordenando o curso, qualificar tecnicamente os policiais militares para o enfrentamento de ações complexas é essencial. “Esse curso vai capacitar o aluno em técnicas de patrulhamento tático, habilitando-o para operar no Comando Tático Motorizado, unidade tática da PMCE especializada em ocorrências de grande porte, tais como assaltos a banco e carros-fortes, além do combate ao crime organizado”, disse.

Segundo o plano de ação educacional, o treinamento de 218 horas/aula inclui, em seu conteúdo programático, instruções táticas individuais, aulas teóricas e práticas de abordagem policial a pé e a veículos; conduta de patrulha urbana e rural; procedimentos em estabelecimentos prisionais; abordagem a edificações; direção operacional off-road e, principalmente, instruções práticas de doutrina de choque ligeiro, que aconteceram no espaço da Cidade Fortal, no bairro Cidade 2000.

“Essa instrução objetiva instruir o aluno nas técnicas e táticas de choque ligeiro. Ou seja, promover o primeiro contato de uma tropa de choque em uma situação de distúrbio civil realizado por composições policiais embarcadas em viaturas leves”, explicou o oficial coordenador do curso.

Em 2019, a Aesp realizou uma turma do curso e habilitou vinte e quatro policias militares do Ceará para ingressarem no Batalhão de Polícia de Choque e atuar efetivamente nas mais diversas situações de policiamento motorizado urbano. Para o tenente Thiago Felipe Holanda Araújo, aluno do curso, essa capacitação é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional.  “A experiência do curso tem sido de grande valia, pois somos testados tanto na parte física e emocional, como também na parte técnica. É um curso que exige em vários setores e nos prepara para as diversas missões, a fim de servir melhor a sociedade através do Batalhão de Choque”, finaliza.

Medidas de segurança

A fim de garantir a segurança e a saúde dos alunos e profissionais envolvidos no Curso de Patrulhamento Urbano, a Aesp junto aos seus coordenadores e professores vem intensificando as medidas e normas sanitárias previstas nos decretos estaduais de combate ao novo coronavírus.