Diretor geral da Aesp visita Pefoce para tratar da retomada dos cursos de aperfeiçoamento para servidores

5 de agosto de 2020 - 17:06 # # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, na tarde dessa terça-feira (4), a visita do diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Juarez Gomes Nunes Júnior. O diretor da Aesp foi recepcionado pelo perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo, pela perita geral adjunta, Verbena Matos, e pelo diretor de Planejamento e Gestão da Pefoce, Otávio Medeiros. O encontro proporcionou o diálogo sobre o planejamento para a retomada dos cursos de aperfeiçoamento para os servidores da Pefoce e o planejamento para os cursos a serem desenvolvidos em 2021.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), as aulas dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento realizados pela Aesp haviam sido suspensas no mês de março, em cumprimento às medidas sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado. Já no mês de junho, a Aesp retomou as aulas dos cursos de pós-graduação por meio do ensino remoto, mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação.

Capacitação

Conforme o diretor da Aesp, a retomada dos cursos está acontecendo aos poucos. Três deles já voltaram com a modalidade remota, são eles: “Especialização de Gestão em Segurança Pública”, “Especialização em Altos Estudos de Segurança Pública” e “Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública”, cursos de pós-graduação pelos quais os servidores da Pefoce participam como alunos e docentes. “Um dos cursos teve início no ano passado e outros dois neste ano, e precisaram ser suspensos devido à pandemia, mas encontramos uma forma de manter os cursos em formato virtual”, explica.

Ricardo Macêdo salienta a importância da formação continuada dos servidores através dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento que são promovidos pela Academia. “Por sermos um órgão de polícia científica e atuarmos com a ciência, é de fundamental importância o aperfeiçoamento dos nossos profissionais e a troca de conhecimento com a academia. Além de serem capacitados, nossos servidores, muitos deles com doutorado em suas áreas, também ministram cursos pela Aesp, na formação de novos profissionais que ingressam nos órgãos da segurança pública”, ressalta.

Para ambos os gestores, da Aesp e da Perícia Forense, a interação entre os órgãos promove o fortalecimento das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Conforme Juarez Júnior, as visitas são uma forma de conhecer de perto as demandas do órgão em termos de capacitação. “Apesar de a gente já ter essa aproximação arraigada do dia a dia, não deixa de ser importante a gente visitar pessoalmente o órgão e ver quais são as necessidades imediatas, quais setores precisam aperfeiçoar seus métodos para o melhor desempenhos das atividades da segurança pública”, afirma.

Durante a visita, o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo, convidou o diretor Juarez Júnior para fazer uma breve visita ao Laboratório de Identificação Papiloscópica (LIP) da Pefoce e conhecer o trabalho realizado pelas equipes. No ano passado, a Aesp promoveu diversos cursos de aperfeiçoamento para os servidores da Pefoce, entre eles, o curso de papiloscopia, curso em Toxicologia Forense, curso de pilotagem de drone, curso em DNA Forense, curso para ocorrência com uso de explosivos, entre outros.