Ciopaer da SSPDS encerra nivelamento de primeira turma de operadores aerotáticos de 2020

27 de julho de 2020 - 16:50 # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluiu, nesta segunda-feira (27), a formação de mais uma turma que integra o Nivelamento Técnico de Operadores Aerotáticos. No total, são 59 profissionais de segurança da Ciopaer, divididos em três turmas, que serão capacitados de forma continuada nas mais variadas situações, que demandam conhecimento operacional, de resgate e de salvamento. A disciplina, que marcou o encerramento do primeiro grupo de 2020, foi a de “Técnicas de Resgate no Plano Vertical e Regulamentação”, ocorrida na Serra de Maranguape, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará.

O nivelamento, que ocorre anualmente, é composto por oito dias de atividades presenciais, três dias de estudos remotos e uma avaliação final em forma escrita. Na turma concluída hoje, os operadores iniciaram a sua formação no dia 20 de julho. De lá pra cá, os profissionais de segurança pública passaram por oito disciplinas, sendo elas: Educação Física, Salvamento Aquático, Segurança Operacional, Técnicas de Policiamento Aéreo e Tiro Defensivo Embarcado, Noções de Abastecimento de Aeronaves, Equipamentos Especiais e Técnicas de Resgate no Plano Vertical e Regulamentação.

“O curso envolve o aprimoramento de técnicas utilizadas nas operações realizadas pela Ciopaer. Como nossa tripulação é mista, composta por policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, o treinamento é periódico, visando nivelar e padronizar procedimentos de alta complexidade com o uso da aeronave. Aumentando assim a consciência situacional e a segurança operacional, resultando em um serviço de excelência para a população”, explica o relações-públicas da Ciopaer, capitão PM Elton Oliveira. A previsão é que o nivelamento dos próximos grupos ocorra do dia 10 a 17 de agosto; e de 14 a 21 de setembro.

Atualmente, a Ciopaer possui quatro bases fixas em território cearense. Sendo uma em Fortaleza, e outras três em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. A coordenadoria dispõe de dez aeronaves, sendo nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210. No total, 165 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de 20 profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará.