CBMCE e Secult realizam reunião sobre prevenção a incêndio em equipamentos culturais

8 de julho de 2020 - 18:35 # # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CMBCE) realizou, na manhã desta quarta-feira (8), uma reunião com profissionais da Secretaria da Cultura (Secult) para tratar o tema sobre a prevenção a incêndio e pânico em equipamentos culturais do Estado do Ceará. O encontro ocorreu no Museu da Imagem e do Som (MIS), no bairro Meireles, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza.

O diálogo contou com profissionais do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do CBMCE. O objetivo foi contribuir e trocar informações, que evitem qualquer tipo de acidente nessas estruturas. É importante levar em consideração que esses equipamentos possuem um alto valor histórico e cultural para o Ceará.

O atual comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comentou sobre a parceria: “O CBMCE, juntamente com a Secult, realiza um trabalho muito forte no sentido de garantir a segurança do nosso patrimônio cultural no Estado. Não queremos jamais que ocorra no Ceará, o que ocorreu em outros estados brasileiros, que sofreram com grandes incêndios, perdendo obras magníficas e com valores inestimáveis para a nossa população. É importante sempre estar preparado para tais situações e a prevenção ainda é a melhor forma de segurança”, afirmou o comandante.

A reunião foi composta por Rian Fontenele e Rodrigo Costa Lima, ambos do Grupo Gestor dos Equipamentos Culturais do Estado do Ceará; o Engenheiro Fábio Bonfim, representando a Superintendência de Obras Públicas (SOP/CE); Antônio Almeida Neto e Lucas Marques, ambos engenheiros responsáveis pela obra do Museu da Imagem e do Som; além do tenente coronel CBMCE Wagner Maia, atual comandante adjunto do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) e o 1º tenente CBMCE Bentemuller, analista de projetos contra incêndio e pânico.

Segundo o tenente coronel Wagner Maia, a reunião serviu ainda para a realização da inspeção no Museu da Imagem e do Som, viabilizando assim, a aprovação da obra, dentro de todos os parâmetros de segurança, que o equipamento necessita.

Prevenção de Ambientes Históricos

Outro assunto debatido durante a reunião foi uma possível realização de um seminário internacional sobre a prevenção a incêndios. “Temos a pretensão de criarmos um seminário internacional focado nessas questões de incêndios em edificações históricas. O CBMCE já teve um primeiro contato com a universidade do Porto, em Portugal, e temos especialistas nesse tipo de ocorrência”, comentou o comandante.