CBMCE realiza palestras sobre segurança em edificações e outros temas durante a 56ª Semana de Prevenção

30 de junho de 2020 - 18:09 # # # # # # # #

A 56ª Semana de Prevenção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) segue com sua programação 100% virtual durante o período de pandemia. Nesta quarta-feira (1°), serão realizadas palestras sobre dicas de segurança para mergulhos livres e autônomos; orientações e cuidados com descargas atmosféricas e sobre segurança em edificações e em empreendimentos. Todas serão transmitidas a partir das 11 horas, pelo canal do CBMCE no Youtube.

O ciclo de palestras iniciará com os cuidados durante o mergulho livre e o mergulho autônomo. Mesmo no isolamento, quando está proibida a circulação em praias, as orientações são importantes para a população em geral, que voltará a frequentar esses locais após esse período atípico. O mergulho está entre as dez atividades de mais risco no país, sendo de suma importância ter uma boa informação sobre o assunto, como dicas acerca de locais adequados para a prática, orientações de salvamento, primeiros socorros, entre outros. A palestra será realizada pelo major CBMCE Daniel Landim, que atua como mergulhador profissional do Corpo de Bombeiros.

A segunda palestra está marcada para 14 horas, com o tema sobre a proteção contra descargas atmosféricas. O assunto abordará o número de raios, que atinge nossa região. O CBMCE falará ainda sobre os cuidados, que precisam ser redobrados pela população. As informações e ensinamentos ficarão a cargo do capitão CBMCE Roberto Hugo, que tem formação em engenharia eletricista e engenharia de segurança do trabalho. A palestra abrange desde temáticas simples, como por exemplo, o que causa o raio, até dicas mais complexas, como os primeiros socorros a serem realizados quando uma pessoa é atingida por um raio. “Atualmente estamos no período chuvoso, o que gera uma incidência maior de raios no nosso estado. A população precisa estar ciente dos cuidados a serem tomados para evitar acidentes”, comentou o oficial.

Segurança contra incêndios e regularização de empreendimentos

O assunto será abordado na palestra “A Segurança Contra Incêndio e Sua Relação com a Arquitetura e o Urbanismo”. O tema é importante tendo em vista o adensamento e a verticalização das cidades atuais, aumentando assim os riscos de incêndios urbanos. “Iremos destacar a importância do conhecimento de segurança contra incêndio, desde a concepção arquitetônica e suas diretrizes projetuais, até conhecimentos urbanísticos como ferramenta de planejamento estratégico. A eficiência dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros atualmente também será um dos temas”, explicou o tenente coronel CBMCE Hans Rabelo, que é formado em Altos Estudos de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A explicação iniciará às 15 horas.

Por fim, às 16 horas, será realizada uma palestra voltada ao público que busca tirar dúvidas sobre a regulamentação do seu empreendimento. A live usará uma linguagem de fácil compreensão e será ministrada pelo tenente coronel CBMCE Wagner Maia, que é engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho. Atualmente, o oficial é comandante-adjunto do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) do CBMCE.

Serão discutidos temas como certificação online, quais profissionais que podem de fato realizar um projeto de incêndio, além de dicas para certificar start up’s (empresa em fase inicial, que possui uma proposta de negócio inovadora) e coworkigs (ambiente compartilhado de trabalho).

A programação da 56ª Semana de Prevenção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará se estende até sexta-feira (3), quando será realizada uma palestra sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CMBCE) em situações de desastres. O comandante geral do CBMCE, coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, estará à frente da transmissão ao vivo.