Corpo de Bombeiros capacita 3ª turma da Justiça Federal em curso de Brigada de Incêndio

16 de março de 2020 - 16:18 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), considerando a missão dos “soldados do fogo”, que é salvar vidas e proteger o patrimônio do povo cearense, forma a terceira turma de Brigada de Incêndio para os servidores da Justiça Federal no Ceará. O curso foi realizado no período de 9 a 13 de março de 2020.

A capacitação contou com uma carga horária de 20 horas, sendo 16 horas de aulas teóricas e 4 horas de aula prática realizada na 4º Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (4ª Cia/1º BBM), localizado na Avenida L, nº 1901, no Conjunto José Walter. As aulas foram ministradas pela equipe do CTDH do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Dentre os inscritos estavam alguns dos brigadistas já certificados no ano de 2018. Ao todo, 19 servidores participaram da desta turma e 41 estão inscritos para a próxima, que acontecerá conforme previamente agendado pelo coordenador do curso tenente-coronel Barreto.

As aulas teóricas abordaram técnicas de prevenção, salvamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de local com sinistro e emergências pré-hospitalar. Os brigadistas foram capacitados também no uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), além do que é regulamentado pela Norma Técnica nº 001/04, que disciplina as brigadas de incêndio no Estado. No último dia do curso, os brigadistas passaram por exercícios práticos e simulações, realizados no campo de treinamento do Corpo de Bombeiros.

O curso

O CTDH capacita Brigada de Incêndio desde 2015, uma vez ao mês, sem fins lucrativos para instituições públicas, bastando a instituição enviar um ofício ao comandante geral do CBMCE coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, após autorização do comando será previamente agendado pelo coordenador do curso.

O objetivo é transmitir os conceitos fundamentais sobre fogo, incêndio e suas consequências, bem como as soluções para minimizar o risco e as decorrências de um eventual incêndio, auxiliando na definição de parâmetros e requisitos de segurança sobre o tema. Os brigadistas que concluírem o curso com aproveitamento mínimo de 70% na avaliação teórica e prática recebem certificados de brigadista, expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Os cursos são coordenados pelo tenente-coronel José Claudio Barreto de Souza e tendo como instrutores o major Moisés Gonçalves Rodrigues, o tenente Carlos Baygue Solon, o subtenente Francisco Haroldo Lima Filho e o sargento Francisco Rui Ferreira de Sousa.