Corpo de Bombeiros capacita servidores da Justiça Federal no uso do Desfibrilador Externo Automático

23 de janeiro de 2020 - 17:27 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), realizou ao longo desta quarta-feira, 22 de janeiro, um treinamento básico sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) para 25 servidores brigadistas da Justiça Federal do Ceará, em Fortaleza. Recém-adquiridos pela Justiça Federal, os equipamentos serão alocados nas instalações das unidades do Centro e da Aldeota, e ampliam as possibilidades de sobrevivência em caso de paradas cardíacas ocasionadas por Fibrilação Ventricular e Taquicardia Ventricular, principalmente quando disponível nos minutos iniciais de uma parada cardiorrespiratória.

A capacitação foi ministrada pelo subtenente CBMCE, Domingos Neto, e proporcionou aos participantes conhecer a chamada Corrente da Sobrevida da American Heart e os passos a serem adotados até a chegada do socorro avançado.

Segundo o tenente coronel José Cláudio Barreto de Sousa, “O Desfibrilador Automático Externo (DEA) é um aparelho eletrônico portátil, que diagnostica automaticamente as potenciais arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, que é uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal”, ressaltou o comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros.