Aesp forma mais seis turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas para atuar no CPRaio

29 de novembro de 2019 - 17:42 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, nesta sexta-feira (20), mais seis turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM). Ao todo, 115 policiais concluíram a capacitação – que ocorreu entre os meses de agosto e outubro – e agora estão habilitados para ingressar no Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas – CPRaio.

A entrega dos brevês aos formandos aconteceu em solenidade realizada, na manhã de hoje, no ginásio da Aesp e contou a presença da diretora de planejamento e gestão da Aesp, delegada Ivana Marques, e do comandante do CPRaio, coronel Francisco Márcio de Oliveira, além de outros representantes do Sistema de Segurança Pública cearense e de outros estados.

Treinamento Especializado

Para participar do CEPM e se tornar um “Raiano”, os policiais passaram por um rigoroso processo seletivo que incluiu em suas fases: avaliação do histórico funcional, teste de aptidão física e exame de capacidade técnica. Neste ciclo, mais de 2 mil policiais militares participaram do processo seletivo, incluindo profissionais do Ceará, Santa Catarina, Piauí, Acre e Mato Grosso do Sul.

O treinamento – de cada uma das turmas – teve duração de seis semanas e uma carga-horária de 278 horas/aula, que incluíram treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que prepararam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

Durante a solenidade, o comandante do CPRaio, coronel Márcio de Oliveira, destacou a qualidade técnica dos instrutores do curso. “O CPRaio hoje é referência nacional. Isso não é a toa. Dentre os diversos formandos, várias agremiações do país se encontram presentes e outras mais já foram formadas ao longo de todos esses anos da formatação desse curso, isso deve-se a excelência na atividade de ensino que é praticado nesse curso e a capacidade dos instrutores e monitores”, pontuou o oficial.
Márcio também explicou a importância do policiamento com motocicletas para a redução dos índices de criminalidade. “As características próprias desse policiamento – mobilidade, flexibilidade, rapidez – possibilitam resultados mais expressivos principalmente naquelas áreas onde a viatura de quatro rodas tem o acesso comprometido. O Raio, no ano passado, foi o responsável por mais de 30% do número de apreensões de armas de todo o sistema de segurança, isso aí, por si só já expressa o dinamismo, a forma bastante coesa, bastante expressiva que a nossa unidade opera”, destacou o comandante do CPRaio.

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) é promovido pela Aesp desde 2012. O ciclo de capacitação de 2019 contou com 13 turmas do CEPM, capacitando 258 policiais.

CPRaio

O Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), antigo Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), é uma unidade de execução programática pertencente à estrutura da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que se destina exclusivamente ao policiamento ostensivo urbano, nas modalidades de patrulhamento, diligência e escolta com vistas à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
A especializada tem quinze anos de atuação no Estado e atualmente conta com 44 bases, instaladas em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. A próxima fase de implementação do CPRaio será voltada para os municípios com mais de 30 mil habitantes e beneficiará cidades como Amontada, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Jaguaribe, Jaguaruana, Massapê, Missão Velha, Nova Russas, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Ubajara e Várzea Alegre.