Com implantação em Acopiara, Governo conclui expansão do Raio para as 44 cidades com mais de 50 mil habitantes do Ceará

9 de agosto de 2019 - 11:25 # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Nivia Uchoa - Fotos

O município recebeu também o reforço de 17 câmeras do sistema de videomonitoramento. Os equipamentos são conectados aos demais espalhados pelo Estado e ajudam a monitorar e inibir ações de criminosos

A noite dessa quinta-feira (8) foi de festa em Acopiara, na região Centro-Sul cearense. Isso por causa da chegada do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ao município. Além do reforço policial, a cidade recebeu um moderno sistema de videomonitoramento. As duas iniciativas do Governo do Ceará buscam levar mais segurança e tranquilidade à população. A partir de agora, todas as cidades com mais de 50 mil habitantes no Estado possuem o grupamento especial e o monitoramento em tempo real das câmeras. O governador participou da solenidade ao lado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

“O Raio é um Comando especial, de elite, todo motorizado e altamente treinado. A sede do Comando é aqui no município. Vocês vão ver a diferença com a presença do Raio aqui em Acopiara. É impressionante o resultado das ações. Além disso, vem com um sistema de videomonitoramento. São 17 câmeras com um trabalho de inteligência, com a base de acompanhamento das imagens aqui no município e integrado com Fortaleza. É a tecnologia unida ao reforço policial para combater a criminalidade”, destacou .

Acopiara foi a 44ª cidade a receber o efetivo do CPRaio e o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O reforço do efetivo será de 37 policiais militares, que terão ao seu dispor 16 motocicletas e uma viatura. O videomonitoramento será feito por 17 câmeras durante as 24 horas. O Governo do Ceará agora trabalha com a finalidade de levar o reforço do Raio e a instalação de sistemas de videomonitoramento para municípios com mais de 30 mil habitantes.

Bons resultados

A Segurança Pública foi uma das áreas que mais recebeu investimentos nos últimos anos. A ampliação do número de bases do Raio e de policiais lotados no grupamento especial era uma das ações planejadas pelo Estado para atuar no combate à criminalidade. Atualmente, 2.424 policiais militares fazem parte do Raio nos 44 municípios onde a unidade está instalada, incluindo a cidade de Fortaleza.

A formação de uma grande rede estadual de vigilância eletrônica também estava nos planos. Mais de 760 câmeras foram instaladas somente nas cidades do Interior e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O equipamento é de alto desempenho, capaz de realizar giros de 360 graus, com visão noturna, além de identificar veículos furtados e roubados por meio da leitura de placas de veículos. Com as 2.543 câmeras da Capital e as 761 no Interior, o Ceará tem 3.304 equipamentos disponíveis 24 horas para combater o crime no Estado.

O secretário André Costa enalteceu os bons resultados que estão sendo apresentados na área da segurança. “Estamos há 15 meses seguidos reduzindo os homicídios no Ceará, e 25 meses seguidos reduzindo roubos. Somos o Estado que mais reduz homicídios no Brasil”, disse o gestor, que aproveitou a ocasião para solicitar aos moradores que trabalhem juntos com os policiais no combate à criminalidade. “Quero pedir a participação de vocês denunciando, registrando o boletim de ocorrência, porque isso é muito importante para dar informação para a Polícia trabalhar”, concluiu André.

O trabalho de integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento tem resultado diariamente na elucidação de crimes e prisões de suspeitos por roubo, furto e receptação de veículos. Juntos, a leitura de placas viabilizada pelo Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) e os cercos inteligentes dos policiais do Raio nas ruas contribuem para dar mais agilidade às abordagens das composições da Polícia Militar, resultando em mais prisões e apreensões.

Como antigamente

A aposentada Lineusa Queiroz era só alegria com a chegada dos policiais do Raio à sua cidade natal. Para ela, o reforço vai dar mais tranquilidade para a população. “A gente vai se sentir mais segura para passear à noite pelas ruas, ficar sentada na calçada conversando com os amigos, utilizar o telefone celular sem preocupação. Estamos confiantes que vamos ter mais segurança na nossa cidade com a chegada do Raio”, disse dona Lineusa.

Participaram também da solenidade os deputados estaduais Dr. Sarto (presidente da Assembleia Legislativa), Marcos Sobreira, Nizo Costa e Daniel Oliveira, além do deputado federal Domingos Neto, e o prefeito municipal, Antônio Almeida.