SSPDS reforçará a segurança do Fortal 2019 com mais de 800 profissionais

24 de julho de 2019 - 17:50 # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, nesta quarta-feira (24), o plano de segurança montado para a realização do Fortal 2019. O evento, que ocorre de 25 a 28 de julho, em Fortaleza, contará com o reforço de mais de 800 profissionais de segurança. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa, em um hotel no bairro Moura Brasil.

Estiveram presente, a coordenadora da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Adriana Arruda; o comandante do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); coronel Márcio Oliveira; o diretor adjunto do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Alexandre Ferraz; e o coordenador operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente coronel José Leandro Marinho.

De acordo com o plano divulgado pela SSPDS, serão 679 policiais militares distribuídos nos dias do evento. Serão empregadas equipes dos comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Polícia de Choque (CPChoque) e de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); dos Batalhões de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e de Policiamento Turístico (BPTur); e também do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Além do patrulhamento motorizado, as rondas também serão realizadas por policiais militares a pé e sobre cavalos, com guarnições do Regimento de Polícia Montada (RPMont). O patrulhamento aéreo ocorrerá com uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Os trabalhos da Polícia Civil serão reforçados com 65 policiais civis. No interior do evento haverá um posto avançado com a finalidade de oferecer atendimento primário ao público em geral. Além disso, o 9° Distrito Policial (DP), que já funciona em regime de plantão, estará pronto para atender as pessoas que precisarem dos serviços da Polícia Judiciária. Pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estarão 12 profissionais, entre eles, médico perito legista, perito criminal, um auxiliar de perícia para realizar exame de corpo delito no local, teste de drogas, identificação civil, identificação criminal e perícia externa.

Já o Corpo de Bombeiros empregará 48 bombeiros militares, sendo utilizadas as equipes de socorristas, guarnições de combate a incêndio e vistoriantes do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Estarão à disposição um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), uma viaturas de resgate e salvamento, um microônibus e uma viatura da CEPI.