Bombeiros de Iguatu combatem nove incêndios em vegetação em menos de 24 horas

19 de julho de 2019 - 15:10 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (1ªCia/4ºBBM), quartel sediado em Iguatu, atendeu a nove incêndios em vegetação, em menos de 24 horas, na cidade de Iguatu, Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). O trabalho para conter as chamas aconteceu durante a quarta (17) e a quinta-feira (18).

Os incêndios ontem ocorreram na Barreira dos Pinheiros, Vila Cascudo, Rua Carlos Colares (Esplanada), Varjota, bairro Areias e Barro Alto e hoje ocorreram no Altiplano, na Subestação e no Alto do Jucá.

Para o combate dos incêndios foram utilizados 40 mil litros de água. As chamas foram combatidas pela guarnição composta pelo subtenente Roberto, subtenente Menezes, subtenente Cales, subtenente Eurilando, subtenente Cleto, subtenente César subtenente Alcântara, sargento Joaquim, cabo Adalto, cabo Vágner e soldado Renato nas viaturas ABT 23 e AS 29.

Considerando que o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do segundo semestre, as queimadas na vegetação tornam-se mais propícias.

“Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, ressalta o tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares do CBMCE.

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é causada pela ação humana, onde 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

 Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação. Menos ainda se esta vegetação estiver seca;

 Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

 Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

 Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e, por isso, não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

 Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

 Próximo às estradas e torres de transmissão, o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.