Secretário André Costa recebe título de “Amigo do Judiciário Federal Cearense” em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça Federal no Estado

18 de julho de 2019 - 18:33 # # # # #

O tenente-coronel da PM, Ricardo Almeida Porto, foi outro representante das Forças de Segurança condecorado na solenidade

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), André Costa, foi um dos agraciados, nesta quinta-feira (18), pela Justiça Federal no Ceará (JFCE), com o título de “Amigo do Judiciário Federal Cearense”. Além do secretário da SSPDS, também foi homenageado o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Ricardo Almeida Porto, que atualmente chefia o cerimonial da Casa Civil do Governo do Estado. A condecoração representa o reconhecimento institucional pela trajetória de dedicação e comprometimento nos serviços prestados à Justiça Federal no Estado.O evento aconteceu, na sede da Justiça Federal no Ceará, que fica na Praça Murilo Borges, no Centro de Fortaleza.

Compuseram a mesa, pela Justiça Federal no Ceará, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Rubens Canuto; e o diretor do foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Alcides Saldanha, e o também juiz federal, Eduardo Vilar. Estiveram presente também o chefe da Casa Militar, coronel Jesus Andrade Mendonça; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Alexandre Ávila; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Luís Eduardo Soares de Holanda; além de outras autoridades da Segurança Pública do Estado.

Em sua fala, André Costa destacou o sentimento de gratidão, além de citar a importância de exercer o papel de liderança. “Da minha parte, tenho repetido sempre, que eu exerço esse papel de liderança hoje na Segurança Pública do Ceará, mas a minha função é exatamente trazer os melhores para perto e conseguir extrair o melhor deles. Além de possibilitar que eles alcancem suas maiores potencialidades. E é isso, como secretário, que eu vejo que venho conseguido fazer. Hoje, a equipe que está aqui presente, é composta, sem dúvida, pelos melhores que o Estado do Ceará poderia ter para resguardar a segurança pública de todos os cidadãos”, disse.

Já o segundo homenageado, o tenente-coronel da PM, Ricardo Almeida Porto, destacou os agradecimentos principalmente à Polícia Militar do Ceará. “Gostaria de ressaltar, na pessoa do excelentíssimo senhor secretário da Segurança Pública, André Costa, e do meu comandante geral da PM Alexandre Ávila, que a PM interferiu diretamente na minha formação. Desde quando me incorporei à Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, a instituição me propiciou diversas oportunidades de crescimento individual. Agradeço a Deus pela saúde, reitero com os meus mais sinceros votos de agradecimento, que neste ato só aumentaram a imperiosa necessidade de corresponder a tão grande e significante título”, finalizou.

Título

Instituído pela Portaria nº 262, de 27 de junho de 2017, o título de “Amigo do Judiciário Cearense” é administrado pelo Conselho Consultivo da Justiça Federal no Ceará, que vota e homologa as indicações de homenageados levadas pelo Diretor do Foro. A honraria é dedicada a reconhecer a contribuição e o valor de personalidades que se dedicam à efetivação da missão da Justiça Federal no Ceará.

“Diz-se que amigo não é aquele que tem tempo na sua agenda para nos encontrar, mas aquele que não precisa consultar a agenda para se fazer presente. Assim são o secretário André Costa e o tentent-coronel Ricardo Porto, sempre prontos a auxiliarem a Justiça Federal do Ceará”, ressaltou o juiz federal Eduardo Vilar.

Perfil dos homenageados

No comando da Secretaria da Segurança desde janeiro de 2017, o delegado de Polícia Federal, André Costa é cearense, nascido em Fortaleza. Quando iniciou sua carreira dentro da Segurança Pública, foi guarda municipal de Fortaleza e escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Desde 2002, faz parte do quadro de servidores da Polícia Federal. Pela instituição, exerceu o cargo de superintendente adjunto em Alagoas e Tocantins, onde atuou em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais.

O tenente-coronel PM Porto, nasceu no Rio de Janeiro-RJ, na Base Aérea de Santa Cruz. Entrou nos quadros de oficiais da Corporação da Polícia Militar do Ceará, em 1992, e hoje desempenha a função de chefe do cerimonial da Casa Civil do Governo do Estado. Foi condecorado com as medalhas José Martiniano de Alencar, Senador Alencar, do Mérito Policial Militar e também com a medalha de 20 anos de tempo de serviço.