Homenagens marcam solenidade alusiva aos 8 anos da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará

5 de julho de 2019 - 17:23 # # # # #

Para celebrar seu 8° ano de fundação, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira (5), uma solenidade com entrega de condecorações e homenagens aos servidores públicos e profissionais do Sistema de Segurança que contribuíram para o cumprimento da missão da vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em produzir e socializar conhecimento aos profissionais das forças de segurança pública do Ceará.

“Aqui se formam todos os integrantes da segurança pública, em todos os seus níveis – formação inicial, educação continuada e pós-graduação –, e a gente tem aprimorado as grades curriculares e inovado nos cursos que oferecemos para essas forças, com o intuito de aprimorar o trabalho dos nossos agentes e combater a criminalidade. Esse é um processo que evolui a cada novidade que surge na área da segurança, e essa medalha e o certificado, são uma forma de reconhecer aquelas pessoas e as instituições, que ajudam nesse processo”, destacou o diretor geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior.

Quinze profissionais foram agraciados com a medalha “Ordem do Mérito Acadêmico”, condecoração instituída pela Portaria nº 761/2018, com o intuito de homenagear civis, militares, organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à instituição e à sociedade cearense. Além de reconhecer o mérito acadêmico do cidadão que se destacou pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços prestados à coletividade e exemplo de dedicação ao serviço público do Estado do Ceará.

Entre os homenageados estava o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso, que, ao agradecer a honraria, destacou a importância da Aesp e elogiou o trabalho realizado pela Instituição de Ensino. “Nos dias atuais não se admite mais o empirismo na formação de policiais. O respeito aos direitos humanos, ética e cidadania aliado às disciplinas de cunho estritamente operacionais recebem especial atenção dos instrutores desta Casa de ensino. E o que é mais importante, guardando as peculiaridades de cada vinculada do Sistema de segurança pública. Essa postura acadêmica vem das diretrizes de seu diretor coronel Juarez. Enquanto homenageados nesta manhã, renovamos nosso apoio irrestrito a essa Casa de ensino”, declarou Rattacaso.

A lista de agraciados foi composta também pela vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Paulo Sérgio Braga Ferreira; a controladora Geral de Disciplina, Cândida Torres; o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luís Eduardo Soares de Holanda, e o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, entre outras personalidades.

Outra honraria entregue durante o evento foi o certificado “Honra ao Mérito Profissional”, a condecoração, que foi criada este ano, homenageou vinte servidores da Aesp e de diversas outras secretarias e órgãos, em reconhecimento ao trabalho desempenhado no exercício de suas funções no serviço público.

Para Juarez, a Academia é um símbolo da integração proposta pelo Governo do Estado, iniciativa que traz eficiência e qualidade nos serviços públicos. “O Ceará está sempre à frente, porque as suas secretarias trabalham em conjunto, as vinculadas da segurança pública trabalham em conjunto, e isso que faz realmente as nossas instituições crescerem, serem reconhecidas e efetivas em suas missões”, pontuou o gestor.

Prestigiaram também a solenidade o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Alexandre Ávila de Vasconcelos; o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Lira; e o chefe da Casa Militar, coronel Andrade Mendonça.